Dia Mundial da Voz: câncer de laringe atinge 8 mil pessoas
É estimado que, em 2021, o número de casos novos de câncer de laringe no Brasil chegaram a aproximadamente 8.000 casos
A voz é uma das formas mais poderosas de expressão pessoal, seja em uma conversa ou cantando, a pessoa revela muito de si mesmo através da sua voz. Diante de tamanha importância, foi criado o Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da voz e os cuidados necessários para a sua preservação, além da conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INC), estima-se que o número de casos novos de câncer de laringe no Brasil, chegaram a aproximadamente 8.000 casos, em 2021, sendo o país um dos maiores no número de casos de câncer de laringe no mundo. “Infelizmente, grande parte desses casos acabam sendo fatais, apesar de as chances de cura superarem 90%, se o mesmo for detectado em estágios iniciais”, comenta a otorrino Espaço Mãetamorfose e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, Dra. Ana Maria Correia.
Diante disso, a avaliação de alterações vocais com o médico otorrinolaringologista é imprescindível para o diagnóstico precoce das doenças da laringe. Após o exame adequado, feito pelo médico, e o diagnóstico da patologia causadora da alteração vocal, vários tratamentos podem ser propostos; e na maioria das vezes é necessária avaliação e acompanhamento em conjunto com o profissional fonoaudiólogo.
Os tratamentos podem incluir desde medicação, fonoterapia e/ou cirurgia. Mas, vale a pena lembrar que evitar fatores predisponentes para doenças na laringe, como tabagismo e excesso de bebida alcoólica, além de bons hábitos como ingestão adequada de água e cuidados com a alimentação, são de grande importância para a manutenção da saúde vocal.
Ainda de acordo com a Dra, Ana Maria, praticamente todas as profissões que demandam relacionamento pessoal, ao vivo ou por telefone, exigem esforço vocal e seu exercício torna-se inviável caso a voz da pessoa não apresente boa qualidade, por isso, é importante ficar atento.
Podem também ser consideradas alterações na voz, a rouquidão, a soprosidade, tensão, voz mais agudizada ou grave. “As alterações na voz estão, em grande parte, relacionadas às pregas vocais, podendo ser dos mais variados tipos de patologias, tanto benignas, quanto malignas”, explica.