Prefeitura de SP cancela carnaval no Ibirapuera

Sem a autorização da prefeitura de São Paulo, o evento foi cancelado porque os organizadores não forneceram todos os documentos necessários para a liberação

por qui, 14/04/2022 - 17:21
Foto Rovena Rosa/Agência Brasil Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Sem a autorização da Prefeitura de São Paulo, o evento "Carnaval Viva a Rua" foi cancelado pelos organizadores. O evento aconteceria no feriado prolongado de Tiradentes, em frente ao Parque Ibirapuera. O evento contava com atrações confirmadas como Elba Ramalho, Chico César, Monobloco, entre outros.

No dia 5 de abril, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que os blocos de rua teriam permissão para sair à rua no feriado de Tiradentes, desde que os organizadores arcassem com os custos e infraestrutura necessários. Dentre as exigências estavam segurança, gradil, médicos, plano de emergência e rotas de fuga.

Nesta quinta-feira (14), um grupo de organizadores de blocos de carnaval se reuniu na Câmara de Deputados de São Paulo para pautar os desfiles. Eles mantiveram a posição de sair às ruas no feriado de Tiradentes, mesmo que sem a aprovação prévia da prefeitura.

Os organizadores do Carnaval Viva a Rua disseram que não vão desistir da festa na próxima semana, apesar de terem sentido um “tom de ameaça" nas notas divulgadas pela prefeitura. Em nota, o órgão disse que os eventos sem autorização seriam “desfiles ilegais” e que representam “risco absolutamente desnecessário”.

“Os blocos não estão aqui pedindo favores para a prefeitura. Estão aqui para afirmar um direito, o direito de pular carnaval. O carnaval é uma manifestação cultural que só se realiza na rua, se a gente tiver o direito de ocupar a cidade”, disse Guilherme Varella, gestor cultural e advogado durante a reunião na Câmara.

Por Matheus de Maio

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores