Barco com 29 imigrantes é interceptado no Amapá

Entre os passageiros que tentavam entrar no Brasil sem documentação estavam crianças, incluindo um bebê de 1 ano e 4 meses, e um padre

sab, 16/04/2022 - 17:39

 Um barco com 29 imigrantes, sendo 13 cubanos, um colombiano e um somali, foi interceptado pela Polícia Civil enquanto tentava entrar no Brasil pelo Rio Oiapoque, no norte do Amapá. A região faz fronteira com a Guiana Francesa. Outros 14 tripulantes eram brasileiros. Dentre os passageiros estavam crianças, incluindo um bebê de 1 ano e 4 meses, e um padre cubano.

Embarcação também transportava mercúrio de forma indevida (Polícia Civil/divulgação)

A embarcação, que mede cerca de 20 metros e teria vindo do Suriname pelo Oceano Atlântico, também transportava 20 quilos de mercúrio de forma indevida. O metal costuma ser utilizado pelo garimpo ilegal.

Os policiais conduziram os passageiros até a cidade de Oiapoque, base da operação Hórus, uma ação integrada entre diversas forças de segurança para coibir crimes transfronteirços. Também foi apreendida uma pequena embarcação, conhecida como catraia, utilizada para fazer o transbordo clandestino de passageiros para Oiapoque.

De acordo com a Polícia Civil todos os tripulantes serão ouvidos. São investigados os crimes de promoção de migração ilegal, atentado contra a segurança do transporte marítimo e fluvial, associação criminosa e transporte de substância nociva sem as formalidades legais. Os policiais também atuam para identificar casos de tráfico de drogas e armas através dos rios na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.

COMENTÁRIOS dos leitores