Ameciclo debate mobilidade e direito à cidade

Justiça social também está entre os temas que serão discutidos nos encontros

sab, 30/04/2022 - 14:14
Augusto Quijano A discussão é para apresentar um documento na Conferência Popular de Direito à Cidade Augusto Quijano

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), com o apoio da Nuestra América Verde, vai reunir entre os dias 02 e 07 de maio de 2022, diversas organizações e coletivos atuantes em comunidades que compõem as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Recife para debater Mobilidade, Justiça Social e Direito à Cidade. 

O objetivo é coletar apontamentos para uma plenária final e construir, de forma colaborativa, um documento a ser apresentado na Conferência Popular de Direito à Cidade que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2022, em São Paulo. Nos encontros, serão feitas exposições sobre os temas de mobilidade, justiça social e direito à cidade, guiando o debate para que os(as) participantes contribuam a partir do trabalho executado em seus respectivos territórios com as principais demandas e necessidades dos(as) no tocante aos direitos básicos. 

Os grupos que farão parte dessa articulação são: Coletivo Pão e Tinta (Bode - Pina), Caranguejo Uçá (Ilha de Deus - Imbiribeira), Biblioteca Comunitária de Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro), Grupo Mulher Maravilha (Nova Descoberta) e Cepas - Centro de Ensino Popular e Assistência Social de Pernambuco Santa Paula Frassinetti (Vila Santa Luzia - Torre). 

A plenária final acontece no dia 07 de maio, no Sindicato de Rodoviários do Recife e RMR (Rua Araripina, 111 - Santo Amaro, Recife-PE), para elencar as demandas da cidade do Recife referente aos temas discutidos nos seminários para representar a capital pernambucana na conferência nacional.

Confira a agenda dos encontros neste link. As inscrições para a plenária final seguem abertas até dia 06 de maio. Acesse aqui

Conferência popular de direito à cidade 

O Encontro Nacional pelo Direito à Cidade tem como objetivos centrais articular, numa plataforma de ação, as lutas urbanas; e elevar a questão urbana ao centro do debate político. Para isto, estão sendo organizados eventos, seminários, reuniões e outras atividades preparatórias em todo território brasileiro para ampliar a discussão e a construção de convergências acerca das experiências recentes, acertos e erros, novos caminhos e formas de luta e organização da vida urbana. 

Os eventos preparatórios se dividem em territoriais, setoriais ou temáticos. As rodas de conversa almejam reunir quem luta por moradia digna e saneamento com quem luta por emprego e contra o genocídio ou encarceramento da juventude pobre e negra, atrair movimentos feministas, LGBTQI+ e grupos ambientalistas ou em defesa da Amazônia, povos originários, quilombolas e populações tradicionais. 

A iniciativa visa elevar a novos patamares a organização das ocupações, hortas e cozinhas comunitárias, quintais produtivos, a vida e luta das quais nascem alternativas à crise urbana provocada pelo neoliberalismo, o capital financeiro e as classes dominantes. 

Ameciclo

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) tem como missão transformar a cidade, por meio da bicicleta, em ambientes mais humanos, democráticos e sustentáveis. São objetivos da Ameciclo organizar a sociedade para transformar o ambiente urbano em um espaço seguro e acolhedor para a mobilidade sustentável, a partir da influência técnica e política em ações e planos da Região Metropolitana do Recife, e contribuir para redução dos efeitos das mudanças climáticas, desestimulando a motorização individual.

COMENTÁRIOS dos leitores