Escola homenageia 200 anos da Independência do Brasil

Programação alusiva ao bicentenário mobilizou a comunidade escolar do Almirante Guillobel, em Belém

sex, 13/05/2022 - 14:11

A Marinha do Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveu no dia 11 de maio, na Escola Estadual Almirante Guillobel, em Belém, Ação Cívico-Social alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil. O evento contou com a presença dos docentes, corpo técnico-pedagógico, demais servidores da unidade escolar e familiares dos alunos, além da gestora da USE 1, Juliana Lourinho, na ocasião representando a secretária de Educação, professora Elieth Braga.

A diretora do Almirante Guillobel, Keit Santos, recepcionou o comandante do 4° Distrito Naval, vice-Almirante Edgar Siqueira Barbosa, os diretores do Hospital Naval de Belém, capitães Carlos Eduardo Marsico e Beatriz de Aguiar Campos, acompanhados da guarnição naval, da qual fizeram parte os profissionais da saúde responsáveis pelas dos serviços ofertados.

Os participantes do evento, após cantarem o Hino Nacional, ouviram o pronunciamento das autoridades. O comandante Edgar Siqueira Barbosa ressaltou a alegria de ser vizinho da Escola Almirante Guillobel e de estar representando a Marinha do Brasil na continuidade dessa parceria pela educação de crianças e jovens que estudam no local. Destacou, também, a união e compreensão para o fortalecimento das ações educacionais.

A gestora Juliana Lourinho externou gratidão à comunidade escolar por somar esforços em benefício de uma educação saudável. “A educação também é saúde”, afirmou.

Embed:

Em companhia de seus familiares, os alunos participaram de oficinas, palestras e atendimentos nas áreas de oftalmologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Foram abordados temas como inclusão, bullying, comportamentos e respeito.

Antes do dia 11 de maio, os discentes já haviam recebido orientação e medicamentos indicados na profilaxia da pediculose, trabalho realizado pela tenente Caroline, do setor de Farmácia da organização naval.

As odontopediatras tenentes Thamires Medeiros e Uchôa enfatizaram a importância das atividades e referenciaram, em particular, a importância da saúde bucal na vida escolar e interpessoal dos alunos.

Outro importante serviço ofertado foi o de vacinação. A médica Tânia Almeida, tenente da Marinha à frente desse trabalho, ressaltou a importância de cumprimento do calendário preventivo contra as epidemias. “Graças a Deus, observamos número satisfatório de atendidos na vacinação contra os vírus da covid-19, HPV e meningite, nessa Ação Cívico-Social realizada por ocasião do Bicentenário da Independência do Brasil, aqui na Escola Almirante Guillobel", assinalou.

Na quadra da escola houve brincadeiras educativas com a presença do grupo teatral Folhas de Papel. O aluno Luís Felipe Alcântara da Costa falou que gostou muito da interação com os palhacinhos e estava contente por também ter ido à oficina de odontologia, na qual aprendeu a escovar os dentes bem melhor. “A gente escova a gengiva e faz igual a um trenzinho para alcançar a parte de trás”, disse.

A Marinha do Brasil presenteou com kits odontológicos e educacionais as crianças dos 1° e 2° anos do ensino fundamental menor. Máscara de proteção e álcool em gel compuseram o material recebido pelas crianças, como forma de alertá-las aos cuidados a serem ainda mantidos no ambiente escolar.

Berlan dos Santos Monteiro, mãe do aluno Iury Monteiro Paulo, do 5° ano, deu nota dez ao mutirão, no qual seu filho teve a oportunidade de receber consulta oftalmológica. “Todos estão de parabéns”, disse.

Por Rosângela Machado (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores