Médica é criticada após expor e xingar pacientes nas redes

Profissional usava perfil pessoal como espaço para desmerecer demandas dos pacientes. Mariana Lima, de 25 anos, obteve registro profissional há menos de um ano

por Vitória Silva seg, 23/05/2022 - 15:07
Unsplash Jovem médica fez piadas de pacientes gestantes e com infecção urinária Unsplash

A médica Mariana de Lima Alves, de 25 anos, virou tema de discussão em alta no Twitter após publicações suas na rede social viralizarem. Em seu perfil, Mariana costumava contar sobre a rotina com pacientes em diferentes unidades de saúde, pelas quais precisou passar para o cumprimento prático do curso de medicina. Nos seus relatos, eram comuns xingamentos e reclamações sobre demandas cotidianas da profissão, inclusive piadas com assuntos sérios de saúde e com pacientes gestantes.

De acordo com o site do Conselho Federal de Medicina, Lima obteve registro profissional em setembro de 2021, há menos de um ano. Apesar de ser paranaense, a jovem obteve seu diploma em Rondônia e atende na cidade de Ariquemes, no interior. O registro, porém, é também do Paraná. Após a repercussão das mensagens, Mariana mudou seu nome de usuário no Twitter e no Instagram algumas vezes, e em seguida desativou suas contas.

“Gente, qual a 'tara' de vir no pronto socorro num feriado, por uma coisa que você já 'tá' sentindo há mais de 30 dias?” e “Tem que ser muito filha de uma p*ta pra vir uma da manhã no pronto socorro por conta de infecção urinária, viu? Não tem outra expressão pra descrever” foram alguns dos seus comentários.

Embed:

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), pelo qual Mariana é inscrita, ainda não se manifestou sobre as declarações da médica. Até o momento desta publicação, o assunto seguia nos tópicos em alta do Twitter, com mais de sete mil interações só nesta segunda-feira (23). O CRM-PR já está ciente da situação, após o alto número de denúncias pedindo a cassação do registro.

"Seu e-mail foi recebido pelo Setor de Protocolo do CRM-PR e será encaminhado para o Setor competente para as devidas providências”, disse o Conselho a um usuário.

Confira a repercussão no Twitter:

COMENTÁRIOS dos leitores