Chuvas: Prefeitura ativa Plano de Contingência no Recife

Entre as medidas tomadas, foi autorizada a abertura de escolas para o acolhimento de famílias que moram em regiões mais críticas

por Thaynara Andrade sab, 28/05/2022 - 11:08
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Prefeitura pede que população redobre os cuidados e procure um local seguro para se proteger Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Em decorrência das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Recife desde a sexta-feira (27), e seguem intensificadas neste sábado (28), a Prefeitura da capital informou que foi ativado o Plano de Contingência Municipal e todos os protocolos de mitigação aos danos causados. Entre as medidas tomadas, foi autorizada a abertura de escolas para o acolhimento de famílias que moram em regiões mais críticas.

Para dar suporte à população, mais de 3 mil servidores públicos, incluindo membros de secretarias e órgãos municipais, como Defesa Civil, Samu Metropolitano, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, CTTU, Emlurb, Guarda Municipal, entre outras entidades, estarão trabalhando ativamente no suporte à população.  A Prefeitura ainda emitiu um alerta via SMS, para mais de 32 mil famílias que moram em áreas de risco, no qual informa o risco de saturação do solo e a previsão da intensificação das chuvas.

No aviso, foi orientado que a população redobre os seus cuidados e procure um local seguro para se proteger. Em caso de moradores que vivem em encostas, morros e outras áreas de risco, a Gestão Municipal solicita que os mesmos se retirem do local o quanto antes e que procurem casas de familiares, amigos ou utilizem abrigos municipais como o Irmão Dulce e o Emergencial, ambos localizados no Bairro de São José.

De acordo com as informações da  Prefeitura, até o momento, foram registrados 18 pontos de alagamento e seis ocorrências em semáforos, que estão sendo atendidos pelas equipes técnicas. A Defesa Civil do Recife, comunicou que desde as 19h da sexta-feira (27), foram recebidas 49 chamadas da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas. As equipes da Defesa Civil de Recife devem ser acionadas pelo número: 0800 081 3400.

COMENTÁRIOS dos leitores