Metrô do Recife tem estações inundadas e linha é fechada

Linha Centro do Metrô precisou ser fechada por causa do alagamento na subestação Coqueiral e do alagamento de parte da via no Ramal Jaboatão. Operação dos ônibus também foi afetada

por Vitória Silva sab, 28/05/2022 - 10:05
Reprodução/Twitter Alto nível da água cobriu os trilhos e se aproximou da plataforma na estação Coqueiral Reprodução/Twitter

As chuvas fortes na Região Metropolitana do Recife (RMR) voltaram a afetar o transporte público, provocando inundações e o fechamento de estações do metrô do Recife. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), neste sábado (28), a Linha Centro do Metrô precisou ser fechada por causa do alagamento na subestação Coqueiral e do alagamento de parte da via no Ramal Jaboatão. 

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver a chuva cobrindo os trilhos e invadindo as escadarias. Há relatos de passageiros presos em estações e integrações de ônibus, sem condições de voltar para casa ou seguir para o trabalho.  

Embed:
 

Transporte rodoviário também foi afetado 

O nível da água tem dificultado as operações de ônibus neste sábado (28), em diversos pontos do Recife e cidades vizinhas. Em entrevista à rádio Jornal, o diretor do Consórcio de Transporte do Grande Recife, André Malibeu, listou os locais onde o serviço rodoviário foi suspenso ou afetado. 

- Terminais integrados de Igarassu, Abreu e Lima e Pelópidas não operam 

- Na PE-15, há relatos de terminais sem atendimento 

- Terminais de Cajueiro Seco e Macaxeira têm linhas sem operar 

- Alagamentos impedem a circulação de frota na Avenida Recife, BR-101, Avenida Caxangá, Avenida Mascarenhas de Morais, Avenida Dois Rios, Presidente Kennedy, Avenida Brasil e na PE-22, na Cidade Tabajara 

- No Derby e na Avenida Airton Sena, pontos de alagamentos também dificultam a passagem de veículos 

Linhas da Expresso Vera Cruz (VCR) estão com a operação suspensa

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas no Grande Recife podem acumular de 150 a 200 mm por dia, em diferentes cidades e bairros da região. O alerta é válido para o período iniciado na noite de sexta-feira (27) até o fim do domingo (29), quando a RMR deve enfrentar a parte mais intensa da chuva.  

Algumas localidades já superaram o estimado para o acumulado de chuvas, como Itapissuma, onde choveu 318,71 mm e Itaquitinga, onde o acumulado chegou aos 206,39 mm. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores