Olinda, Paulista e Jaboatão decretam estado de emergência
O ministro da Cidadania deve chegar a Jaboatão neste domingo (29) para anunciar as medidas junto ao prefeito
As cidades Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes decretaram, neste sábado (28), situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingem as cidades desde o início da semana.
-> RMR registra 34 mortes por deslizamento de barreira
O secretário de Defesa Civil de Olinda, Carlos D’Albuquerque, explicou que o decreto prevê o reforço pelas outras esferas da União e também possibilita a rapidez nos processos de contratação de pessoas e insumos. O decreto tem durabilidade de 120 dias, podendo ser revogado ou prolongado a depender da necessidade.
Em Paulista, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade devido às fortes chuvas. A cidade registrou 141 mm de chuvas nas últimas 24 horas. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
De acordo com publicação no site da prefeitura, a medida foi tomada para dar agilidade às ações do governo municipal considerando os danos decorrentes das fortes chuvas. Também está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
-> Chuvas: governo federal enviará força-tarefa ao Recife
Já em Jaboatão dos Guararapes, com publicação em edição extraordinária no Diário Oficial deste sábado, o decreto garante mais agilidade para que a gestão possa tomar as medidas administrativas necessárias para minimizar os transtornos e apoiar a população. O município já registrou mais de 260mm de chuvas nas últimas 24 horas, sendo o maior índice em 30 anos, de acordo com a gestão municipal. A prefeitura da cidade informou, ainda, que o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, deverá estar em Jaboatão neste domingo (29), ao lado do prefeito, para anunciar as medidas emergenciais.
-> Chuvas só devem reduzir em Pernambuco a partir de terça
Ainda em Jaboatão, de acordo com a Defesa Civil da cidade, já foram atendidos mais de 500 chamados com prioridade aos casos de vítimas de quedas de barreiras. Os imóveis estão sendo interditados e os desabrigados acolhidos em abrigos. As pessoas que estão desalojadas estão sendo orientadas a se abrigarem nas casas de familiares.