Chuvas: Barragem será aberta para liberar acúmulo de água
Barragem de Goitá fica localizada entre as cidades de Paudalho e São Lourenço da Mata
A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informaram que, na tarde desta segunda-feira (30), será iniciada a abertura controlada da Barragem de Goitá, localizada entre as cidades de Paudalho e São Lourenço da Mata, para a liberação da água acumulada.
A Seinfra alega que o reservatório foi importante na contenção das cheias ocasionadas pelas chuvas que atingem o estado nos últimos dias, acumulando mais de 70% do volume de água.
"Será necessária a abertura da comporta cumprindo todos os protocolos previstos, incluindo a articulação com as defesas civis estadual e municipais. A Seinfra e Apac reforçam que a ação ocorre dentro da normalidade e que não resultará na inundação do Rio Capibaribe", pontua a secretaria.
No último sábado (28), dez barragens de Pernambuco atingiram a capacidade máxima. De acordo com o monitoramento realizado pela APAC, as barragens de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, e de Mundaú, em Garanhuns, estão entre as que chegaram a verter no estado.