Conheça a história do relógio na torre Big Ben
Há 163 anos o relógio da Torre Big Ben começou a funcionar e marcar o tempo
Nesta terça-feira (31), completa 163 anos que o símbolo de Londres, no Palácio de Westminster – o relógio da torre Big Ben - começou a marcar o tempo.
O Big Ben é, na verdade, o Great Ball, um grande sino localizado no interior da Elizabeth Tower, prédio que abriga as casas do Parlamento da Grã-Bretanha e traz o relógio mais famoso do mundo – o Great Clock. O relógio da Torre do Big Ben é composto por um relógio de sete metros de diâmetro em cada um dos seus lados e quatro faces gigantes e iluminadas.
Construído no reinado da rainha Vitória, o prédio traz a inscrição em latim, no qual traduzido significa “Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira”. O Big Ben não fazia parte do projeto original do Palácio. A construção de sua morada, só foi projetada após um incêndio em outubro de 1834, o qual destruiu quase todo o Palácio. Como o Westminster Hall foi a parte que permaneceu de pé mesmo com as chamas, a ideia foi reconstruir o prédio com que havia restado ao fogo.
O Parlamento decidiu fazer algumas inovações no local, solicitando a construção de uma torre e um relógio. O arquiteto Charles Barry foi responsável pelo projeto. Trata-se de um dos relógios mais confiáveis que existem, já que é capaz de suportar as inflexibilidades meteorológicas como a neve e o vento, inclusive, suportou os bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, mantendo sua pontualidade.
Embora tenha sido poucas as vezes em que sofreu incidências em sua pontualidade, os cidadãos ingleses não poderão esquecer o Réveillon de 1962, quando entraram com dez minutos de atraso no novo ano devido a algumas falhas técnicas produzidas no Big Ben.
Hoje em dia, tornou- se o símbolo da nação britânica e suas badaladas são transmitidas diariamente pela emissora de rádio da BBC.
Com mais de 13 toneladas, o transporte do Big Ben exigiu o fechamento de vias e um feriado foi decretado em 1858.
Desde 2017, a torre está em reforma completa. Além dos reparos necessários para a manutenção do prédio, está sendo instalado um elevador que leva ao alto da Elizabeth Tower.
Por Camily Maciel