Gripe nas crianças: formas de contágio tratamentos

De acordo com a Pediatra, a transmissão é feita por gotículas e contato

por Thabata Alves sex, 03/06/2022 - 17:15
Breno Esaki/Agência Saúde DF Bebê é vacinada no Dia "D" da campanha de multivacinação no DF Breno Esaki/Agência Saúde DF

  O H3N3 é uma variante do vírus influenza, que atualmente está circulando nos estados brasileiros, e atingindo principalmente as crianças. O vírus é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por sua facilidade no contágio, é necessário tomar as devidas precauções e no caso de contaminação, fazer o tratamento correto.

Para entender melhor, o LeiaJá entrevistou a pediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro, Dra. Cláudia Lopes, esclareceu sobre as maneiras de contaminação.

"O H3N3 é um vírus influenza, a transmissão é feita por gotículas e contato. Então quando você se aproxima um metro e meio de uma pessoa contaminada, você corre o risco de se contaminar", afirmou. 

Prevenção e Tratamento 

De acordo com a pediatra, o vírus deve ser prevenido com a vacina anual de influenza. Em caso de contaminação, crianças abaixo de 5 anos ou com comorbidades devem receber um antiviral, o Tamiflu, que age diminuindo na replicação viral. Já para as crianças maiores de 5 anos e sem comorbidades, o recomendado é repouso, hidratação, analgésico e antitérmico. 

Vacinação 

Segundo levantamento do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), a cobertura vacinal de influenza está em 47,35% em Pernambuco. Já em relação a Covid-19, o estado conta com a primeira dose 1.515.661 pernambucanos , com a segunda 1.388.681, com o primeiro reforço 878.350, segundo reforço 123.219 e com o terceiro 63.067 pessoas vacinadas.  

COMENTÁRIOS dos leitores