Empresa coleta óleo de cozinha para ajudar ações sociais

Projeto está sendo desenvolvido no município de Barcarena, zona portuária da região nordeste do Pará

qui, 09/06/2022 - 16:48
Wellen Oliveira/LeiaJáImagens Coleta de óleo reúne voluntários e pessoas da comunidade Wellen Oliveira/LeiaJáImagens

A empresa Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós) iniciou no começo deste ano a campanha inserida no programa de voluntariado corporativo chamado Unisolidário, desenvolvida pelo setor de sustentabilidade da própria organização. Um grupo de voluntários é responsável por conseguir arrecadar o óleo de cozinha já usado para ajudar os projetos sociais das comunidades vizinhas à empresa.

A coleta é feita em um ponto destinado para o recebimento do resíduo no Centro de Educação Ambiental (CEA), que fica localizada na entrada do terminal da empresa Unitapajós em Barcarena. A mobilização para doar não é somente entre os colaboradores, mas envolve a comunidade.

A ideia de fazer a campanha Óleo Solidário surgiu de Thays Nascimento, Analista de Sustentabilidade da empresa Unitapajós. “Entrei no início do ano aqui, e assumi o programa de voluntariado, vi que eram as mesmas ações. Então, decidi pensar em algo novo, alguma ideia nova e conheço o trabalho da empresa que irá fazer a destinação. Aí conversei com ela para saber o que faziam com o óleo, gostei. E levei a ideia adiante aqui, e gostaram. Porque é difícil uma casa que não gere óleo de fritura, e se perguntar a maioria joga fora esse óleo”, falou Thais.

“Vejo essa inciativa como uma demonstração de responsabilidade ambiental e social. Os impactos positivos se estendem à comunidade que é beneficiada com os ganhos da venda do óleo e na vida dos voluntários que se dispõem a armazenar esse óleo, deixando de descartá-lo no meio ambiente, e ainda estendem a ação para os seus familiares e amigos”, disse Weslley Oliveira, colaborador da empresa.

Já para Tiago Nazareno, colaborador e voluntário do programa Unisolidário, recolher o óleo de cozinha é muito importante porque diminui a poluição do meio ambiente. "Além disso, pode ajudar as pessoas na renda familiar, com a produção de sabão, entre outros produtos. A atitude das pessoas em não fazer a coleta correta pode trazer danos irreparáveis para o meio ambiente. Essa campanha da empresa Unitapajós é para conscientizar as pessoas a fazerem a coleta correta do óleo, e para minimizar os impactos negativos causados no solo”, explicou Tiago.

A ideia da campanha Óleo Solidário é conseguir o máximo de óleo de cozinha possível para vender a uma empresa licenciada que será responsável por encaminhar o produto para o reaproveitamento como biodiesel. O dinheiro arrecadado será investido nos projetos sociais desenvolvidos nas comunidades, na compra de brinquedos para doar às crianças, apoiar na manutenção de instrumentos musicais que são usados em projetos sociais, entre outros.

O óleo de cozinha descartado inadequadamente causa degradação do meio ambiente. Jogado diretamente na pia, em qualquer ralo ou até mesmo no quintal de casa, pode trazer sérios prejuízos para o meio ambiente, Jogado no rio, provoca uma impermeabilização do solo, o que contribui para que ocorram as enchentes.

Por Hanna Paiva e Wellen Oliveira (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel)

COMENTÁRIOS dos leitores