Ataque contra shopping na Ucrânia deixa 13 mortos

Ao menos 40 pessoas ficaram feridas

seg, 27/06/2022 - 17:06
Reprodução Bombeiro trabalha na extinção do incêndio em um shopping atingido por um míssil russo Reprodução

Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas nesta segunda-feira (27) em um ataque com mísseis russos que incendiou um shopping em Kremenchuck, no centro da Ucrânia.

"Treze pessoas morreram no bombardeio de Kremenchuk. É muito cedo para falar o número final de mortos", disse Dmytro Lunin, governador da região de Poltava, onde se encontra a cidade que antes da guerra tinha 220.000 habitantes.

"Os ocupantes dispararam um míssil contra um shopping onde havia mais de mil civis. O shopping está em chamas e as equipes de resgate combatem o fogo. O número de vítimas é impossível de imaginar", escreveu mais cedo, no Facebook, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

Ele acompanhou sua mensagem com um vídeo que mostra o centro comercial pegando fogo, com grandes colunas de fumaça e caminhões dos bombeiros.

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, o shopping foi atacado com mísseis Kh-22 disparados a partir de bombardeiros de longo alcance Tu-22 da região russa de Kursk.

"O tiro de míssil em Kremenchuk atingiu um local muito movimentado sem qualquer relação com as hostilidades", denunciou no Facebook Vitali Maletsky, prefeito desta cidade que tinha 220.000 habitantes antes da guerra.

"Há mortos e feridos. Mais detalhes chegarão", acrescentou.

O governador regional, Dmytro Lunin, denunciou um "crime de guerra" e um "crime contra a humanidade", bem como um "ate de terror não dissimulado e cínico contra a população civil".

COMENTÁRIOS dos leitores