Especialistas avaliam se máscaras deveriam ser exigidas

Aumento de casos é considerado por alguns especialistas como uma quarta onda

sex, 08/07/2022 - 17:41
Pixabay As máscaras reduzem significativamente a transmissibilidade do vírus Pixabay

Após a flexibilização nas medidas de segurança contra a Covid-19, o país passa por um aumento no número de casos, considerado por especialistas como uma quarta onda. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país registrou aumento de 122% no número de casos, indo de 14 mil para 31 mil entre 20 de maio e 2 de junho.

Diante dessa realidade, alguns lugares estão retomando o uso das máscaras em locais fechados, como as universidades públicas do Rio de Janeiro, escolas em Mugi das Cruzes em São Paulo, além dos prédios do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), entre outros. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco, não há uma estimativa dessa possível volta da obrigatoriedade do uso das máscaras em locais abertos e fechados no estado.

LeiaJá escutou dois infectologistas que opinaram sobre a necessidade ou não da volta da obrigatoriedade do equipamento de proteção, como forma de controlar o aumento de casos da doença. Segundo o infectologista clínico e professor do curso de Medicina na Unisa, Marco Antônio Iazzetti, com a pandemia houve uma boa consciência sanitária da população em relação a higiene pessoal.

"Com relação ao uso das máscaras no cenário atual eu vejo o seguinte, não sei se a obrigatoriedade será retomada ou não, vai depender do que as autoridades sanitárias do país observarem. O que tenho percebido é que com a pandemia houve uma consciência muito boa da população em relação a sua higiene, etc. Além de tudo, temos que considerar a situação vacinal do nosso país, onde a imensa maioria da população está vacinada com mais de duas doses, sabemos a importância da vacina."

Por fim, o especialista afirmou que ainda é possível aguardar antes de determinar nova exigência de máscaras.. "Eu acho que no momento ela pode ser esperada, enquanto as autoridades avaliam os dados que estão sendo colhidos. Mas o mais importante é a consciência que a população adquiriu após a pandemia. Você pode observar que muita gente continua usando máscara em locais fechados, sem nenhum tipo de constrangimento e obrigatoriedade. Acho que isso é muito mais importante, conscientizar a população sobre a higiene, conscientizar sobre o uso das vacinas", finalizou.

Em contrapartida, a médica infectologista Marcela Vieira Freire acredita que é uma necessidade urgente a volta da obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados. "A interrupção do uso de máscara em ambientes fechados foi desaconselhado mesmo antes de termos esse último pico de casos porque as máscaras reduzem de forma drástica a transmissibilidade. Considero que é urgente a utilização de máscaras em ambientes fechados principalmente, além de transportes públicos, táxis, e transportes por App", enfatizou.

COMENTÁRIOS dos leitores