Pernambuco confirma caso importado da varíola dos macacos

Por enquanto, Pernambuco não contabiliza nenhum caso confirmado da varíola dos macacos em residentes no Estado

ter, 12/07/2022 - 18:29
Freepik Estado também investiga três novos casos suspeitos da doença Freepik

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou um caso importado da varíola dos macacos, de um morador de São Paulo. A pasta também foi notificada, nesta terça-feira (12), de mais três casos suspeitos da doença.

Apesar do caso confirmado, o governo ressalta que Pernambuco não registra transmissão local da varíola dos macacos, pois todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.

Sobre os três novos casos suspeitos, três do sexo masculino, já foi iniciada a investigação epidemiológica para coleta de exames. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação.

Dois deles são residentes do Estado de Pernambuco, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (1) e Recife (1). Outro caso é do Estado do Rio de Janeiro. As faixas etárias são: 20 a 29 (2) e 40 a 49 (1).

Dois tiveram contato direto com pessoas provenientes da África e Europa; e um deles realizou viagem recente a São Paulo. Além disso, dois encontram-se em isolamento domiciliar e um está isolado em unidade hospitalar da rede privada.

Com relação ao caso confirmado da doença, a ocorrência envolve um morador de São Paulo e a confirmação do caso será registrada pelo estado de origem. Por enquanto, Pernambuco não contabiliza nenhum caso confirmado da varíola dos macacos em residentes no Estado.

COMENTÁRIOS dos leitores