Varíola dos macacos: Brasil receberá vacina, diz Queiroga

50 mil doses devem ser recebidas, mas data e informações sobre a distribuição não foram divulgadas

por Vitória Silva seg, 01/08/2022 - 09:17
Antonio Cruz/Agência Brasil O ministro da Saúde Marcelo Queiroga Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o primeiro lote de vacinas contra a "monkeypox", chamada no país de "varíola dos macacos". A informação já havia sido antecipada pelo chefe da pasta federal, que informou, no último mês, a possível chegada de 50 mil antivirais no mês de setembro. A nova declaração foi feita nesta segunda-feira (1º), mas não há informações sobre o lote chegar antes do previsto.

Embed:

O antiviral a ser recebido é o tecovirimat. De acordo com a comunidade internacional, a solução é promissora em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que o vírus fica ativo em um paciente com varíola, diminuindo, assim, o perigo de novas infecções. 

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registra 1.369 casos confirmados de varíola dos macacos no país. O estado com mais casos é São Paulo, que tem 1.031 confirmações.  

No último dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. 

A monkeypox é causada por um poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, assim como ocorre por outras doenças como a cowpox e a varíola humana, erradicada em 1980 com o auxílio da vacinação. O quadro endêmico no continente africano se deve a duas cepas distintas. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores