'Foi Deus': Mulher se livra de desmoronamento no Recife

Com as fortes chuvas no Recife, a parede da casa da aposentada, de 52 anos, desmoronou. Por sorte, a mulher tinha saído de casa horas antes

por Jameson Ramos ter, 02/08/2022 - 16:00

Na manhã desta terça-feira (2), a aposentada Maria José da Paixão, de 52 anos, por pouco não foi mais uma vítima fatal em decorrência de fortes chuvas no Recife. Por volta das 10h da manhã, a parede do quarto da vítima caiu em cima da cama onde ela dormia. Mas, por sorte, ela não estava no local no momento do desabamento, tinha ido ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para um atendimento de rotina.

O fato aconteceu na Rua 22 de Abril, no Alto da Esperança, Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. “Eu faço tratamento porque tenho problema mental. Então fui pegar remédio e conversar com os psicólogos. Saí de casa às oito horas da manhã, ainda quando estava chovendo muito. Meu sobrinho chegou lá com a Defesa Civil dizendo que tinha acontecido esse acidente, aí eu voltei pra ver”, diz Maria.

John Silva da Paixão, sobrinho da aposentada, relata que não sabia que a tia havia saído e quando ouviu o desmoronamento foi correndo ao local, na tentativa de socorrê-la. “A gente pensou que ela estava soterrada. Então eu cheguei primeiro junto com o meu primo e tiramos os tijolos tentando ver se encontrava ela, mas graças a Deus ela não estava lá. A gente não sabia que ela não estava em casa, só soubemos depois de um tempo, quando o meu cunhado disse que tinha visto ela saindo mais cedo”, conta aliviado.

A casa, de dois cômodos, foi construída encostada em uma pequena barreira e com a queda de água do teto voltada justamente para esse espaço. No local, foi possível observar que o barro estava completamente encharcado. No entanto, ainda não foi detalhado pelas autoridades o que pode ter motivado o estrago.

Maria José se diz aliviada agora e acredita que o que aconteceu foi um livramento divino. “Deus me deu uma nova vida. Eu não estou me sentindo muito bem por ter perdido minha casa e o que resta ali [no imóvel] só é o bujão. Mas, pela minha vida, estou me sentindo aliviada por esse livramento de Deus”, aponta a aposentada.

No momento que a reportagem do LeiaJá estava no local, uma equipe da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) chegou para fazer a remoção dos destroços. Segundo a Defesa Civil, uma nova avaliação será realizada na casa para definir os encaminhamentos cabíveis.

Maria José da Paixão ainda não sabe ao certo para onde vai. A aposentada cogita pedir abrigo na casa de um neto, que mora em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A Defesa Civil afirmou ter dado uma cesta básica e colchão para a vítima.

Confira o vídeo e veja como pode ajudar

Embed:

Chuva

A Defesa Civil do Recife informa que, nas últimas 12h, foram registradas chuvas que chegaram a 64,51 mm em algumas partes da cidade, o equivalente a cerca de 30% do total previsto para o mês, que é de 213,40 mm. Desde a 0h desta terça (2), o órgão recebeu 42 chamados da população recifense com solicitações de lonas e pedidos de vistorias. 

COMENTÁRIOS dos leitores