PE: notificações de varíola dos macacos mais que dobra

Os casos da doença dispararam nos últimos dois dias e são investigados pela SES-PE

por Victor Gouveia sex, 12/08/2022 - 08:32
Divulgação/OMS Mão de pacientes com erupções cutâneas Divulgação/OMS

As ocorrências relacionadas à varíola dos macacos mais que dobraram nos últimos dois dias, em Pernambuco. Conforme o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), as notificações saltaram de 47 para 96 entre terça (9) e quinta-feira (11). 

As notificações se dão pela suspeita do diagnóstico. Do total, 13 homens foram confirmados com a doença. Até o momento, os casos confirmados no estado se concentram na Região Metropolitana do Recife (RMR): oito no Recife, dois em Jaboatão, um de Paulista, um do Rio de Janeiro e um de São Paulo. Os pacientes têm idades entre 20 e 49 anos, e estão em isolamento domiciliar. 

Outros sete casos já foram descartados, entre eles a ocorrência envolvendo dois reclusos da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro. As amostras dos demais reclusos foram enviadas ao Rio de Janeiro para serem analisadas pelo laboratório da Fiocruz. 

Ainda seguem em aberto 76 suspeitas espalhadas por todas as regiões de Pernambuco. De acordo com a SES, os casos em investigação são de moradores das cidade de Recife (15), Olinda (11), Jaboatão dos Guararapes (5), Paulista (5), Abreu e Lima (4), Pesqueira (4) Carpina (3), Caruaru (3), Limoeiro (3), Petrolina (3), Araripina (2), Camaragibe (2), Ipojuca (2), Araçoiaba (1), Belo Jardim (1), Bodocó (1), Buíque (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Floresta (1), Gameleira (1), Inajá (1), Nazaré da Mata (1), Rio Formoso (1), Tacaimbó (1), Timbaúba (1), Vitória de Santo Antão (1) e São Paulo (1). 

COMENTÁRIOS dos leitores