Rio de Janeiro: ventania provoca morte de idosa em Macaé

Ventos chegaram a 75 km/h, segundo a Defesa Civil

sex, 12/08/2022 - 12:19

A ventania causada pela passagem de um ciclone extratropical pelo estado do Rio provocou a morte da idosa Creuza Maria da Silva, de 73 anos, em Macaé, no norte fluminense. Ela foi atingida, na tarde dessa quinta-feira (11), por uma parte do muro do estacionamento de um prédio comercial no centro da cidade, que despencou com os ventos fortes. Segundo a Defesa Civil do município, os ventos chegaram a 75 km/h. Creuza chegou a ser levada para o Hospital Público Municipal (HPM), mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada na tarde desta sexta-feira (12).

A idosa era integrante da Guarda Sênior de Macaé, um programa criado pelo município desenvolvido pelo Núcleo de Proteção ao Idoso. De acordo com a prefeitura, os integrantes atuam como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais e outros órgãos, como Polícia Federal.

“A Prefeitura de Macaé comunica com pesar o falecimento da integrante da Guarda Sênior, Creuza Maria da Silva, 73 anos. Conhecida pela simpatia e dedicação, Creuza Maria atuava há nove anos na Escola Municipal Paulo Freire, no Lagomar. Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências”, comunicou a prefeitura, em nota de pesar.

Uma perícia será realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual para emitir um laudo completo sobre o acidente.

Rio

A passagem do ciclone ontem na capital com ventos fortes que chegaram a 93,6 km/h na estação Forte de Copacabana, na zona sul do Rio, resultou em 26 quedas de árvores, algumas atingindo a rede de alta tensão e provocando interrupção de energia em bairros da cidade. A remoção das árvores e galhos foi feita por equipes da Comlurb e profissionais da Light trabalharam para a recuperação dos serviços de energia.

Em comunicado, a Marinha alerta para aviso de ressaca no mar com ondas que podem chegar a 4 metros. O alerta fica em vigor até as 21h de hoje. 

De acordo com o Alerta Rio, ventos úmidos do oceano manterão hoje o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. “A cobertura do céu vai variar entre nublado e encoberto e há previsão de chuva fraca a moderada de forma isolada no período da manhã. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 12°C e máxima de 20°C”.

Entre sábado (13) e terça-feira (16), a previsão do Alerta Rio é de céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. As temperaturas apresentarão elevação gradualmente.

Normalidade

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), o município do Rio voltou ao estágio de normalidade às 10h30, desta sexta-feira (12), por causa da ausência de chuva moderada para as próximas três horas. A previsão é de chuva fraca isolada até o final da manhã. Desde 0h40 de quarta-feira (10), o município estava em estágio de mobilização por causa das condições do tempo na capital.

“O estágio de normalidade é o primeiro de uma escala de cinco e significa que não há ocorrências de grande impacto. Neste estágio podem ocorrer pequenos incidentes, mas que não interfiram de forma significativa na rotina do cidadão”, informou o COR.

COMENTÁRIOS dos leitores