Recife ganha Centro de Parto Normal em Afogados

O Centro foi inaugurado nesta segunda-feira (15), na Maternidade Professor Bandeira Filho

seg, 15/08/2022 - 17:15
Rodolfo Loepert Recife agora poderá fazer 500 partos normais por mês Rodolfo Loepert

Na mesma data em que é celebrado o Dia da Gestante, 15 de agosto, a Prefeitura do Recife entregou às futuras mães da cidade o mais novo Centro de Parto Normal (CPN) do município. instalado na Maternidade Prof. Bandeira Filho, em Afogados, Zona Oeste da capital. 

O prefeito, João Campos (PSB), destacou durante o evento, nesta segunda-feira, que o setor garante às gestantes comodidade e privacidade em um local acolhedor e ao mesmo tempo seguro para a mãe e o bebê, onde o protagonismo, a autonomia e a privacidade da mulher são respeitados. 

Para as obras, foram investidos mais de R$ 3 milhões e a entrega é mais um feito do Recife Cuida, um pacote de investimentos que está promovendo a maior reestruturação na saúde pública da capital. Com isso, a capacidade foi ampliada de 300 para 500 partos por mês. 

"Aqui não é só a obra do prédio, o investimento. É o que está por trás. É pegar talvez o momento de maior beleza, maior emoção, maior pureza que pode ter na vida, que é o nascimento de uma criança, a relação da mãe com o filho, e dar o direito à dignidade, o direito ao empoderamento, ao pertencimento desse momento, e fazer isso com a mais alta qualidade que o serviço público pode oferecer", destacou o prefeito João Campos. "Não é porque é público que não pode ter qualidade. Não. Se é público, tem que ser bem-feito, feito com gosto." 

O CPN da Bandeira Filho é o terceiro da cidade, sendo os outros dois instalados na Maternidade Prof. Barros Lima, em Casa Amarela, e no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado - uma referência em parto humanizado. Ainda este ano, a Secretaria de Saúde do Recife também vai inaugurar um outro Centro na Maternidade Prof. Arnaldo Marques, no Ibura. 

"Poderemos aumentar a capacidade da maternidade para 500 partos ao mês. Hoje, a Bandeira Filho faz 300 e poderemos fazer essa ampliação com parto humanizado, com pouca intervenção cirúrgica. É esse o nosso objetivo com o Centro de Parto Normal", explicou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde. "Essa entrega também é parte da nossa linha de cuidado da saúde da mulher, onde Recife é pioneiro nessa construção. Lançamos na semana passada o protocolo de centros de parto normal, onde a gente institui a colocação do DIU pós-parto pela própria enfermagem, onde o Recife também é pioneiro." 

Para compor os CPN da Barros Lima e Bandeira Filho, e oferecer uma assistência qualificada, a Prefeitura do Recife também nomeou 104 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão atuar exclusivamente nestes locais. 

Com as obras, as gestantes que forem dar à luz na Maternidade Bandeira Filho terão acesso a 11 suítes de parto, sendo uma delas com banheira para realização de partos na água. No local, também haverá uma área de convivência onde as mulheres contarão com bola, banqueta, cavalinho e barra para alongamento para estimular o trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê.  

Os Centros de Parto Normal constituem uma estratégia para reduzir a mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério. Nestes espaços, é oferecido um atendimento humanizado e de baixo intervencionismo, que contribui para uma melhoria da assistência ao parto normal.  

Para os casos em que seja necessária intervenção cirúrgica, a Bandeira Filho ainda conta com um Centro Obstétrico, que também passou por requalificação e ganhou duas salas de cirurgia e uma sala de recuperação anestésica. Neste local, poderão ser utilizados recursos tecnológicos apropriados, que seguem um padrão de procedimentos previamente estabelecidos e autorizados pelo Ministério da Saúde.   

De acordo com Yasmin Soares, 19 anos, que deu à luz Magnos Heitor há apenas 3 dias, o atendimento na unidade é exemplar. "O acompanhamento aqui foi e tem sido ótimo. E com esse novo centro, a tendência é que fique ainda melhor para nós, mães, e acompanhantes. Acho os funcionários ótimos, tanto enfermeiros quanto médicos. Sentimos, como mães, muita atenção da parte deles", afirmou.   

As obras ainda contemplaram a porta de entrada da Maternidade, a sala de triagem e três leitos de observação . Além disso, o alojamento conjunto também passou por ampliação e agora conta com 50 leitos e foram construídos novos consultórios, posto de enfermagem e sala vermelha.  

Pioneiro no estado na construção de uma Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, o Recife traz investimentos em equipes multiprofissionais, vinculação territorial às maternidades e pré-natal e acesso facilitado ao Dispositivo intrauterino (DIU) pós-parto. A construção do terceiro CPN da cidade reforça o comprometimento do município em promover um ambiente acolhedor à pessoa gestante e sua família durante o período do parto e puerpério. 

COMENTÁRIOS dos leitores