Dia do Alzheimer: sobe número de casos no mundo

Data foi criada para esclarecer sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados com os doentes; 100 mil novos casos surgem no Brasil por ano

por Camily Maciel qua, 21/09/2022 - 18:33
Flickr/Cennet Dereli Flickr/Cennet Dereli

Hoje (21) é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, criado pela Associação Internacional do Alzheimer. No Brasil, a data marca o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído para esclarecer os brasileiros sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados aos diagnosticados com a doença.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões vivem com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. A OMS alerta para a tendência de aumento preocupante dos números, por conta do envelhecimento das pessoas. Estimativas da Alzheimer’s Disease International, sediada no Reino Unido, mostram que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030 e, 131,5 milhões, em 2050. Já aqui no Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de um milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

No caso do Alzheimer, um conjunto de neurônios sofre um processo defeituoso e começa a morrer. Como esses neurônios são justamente aqueles responsáveis pela memória, o paciente começa a ter incapacidade de gerar novas memórias. O Alzheimer é uma das formas de demência neurodegenerativa que, geralmente, afeta os idosos, já que se trata de um processo lento e progressivo. Os sintomas começam, em geral, depois da sexta ou sétima década de vida. Para especialistas, a doença em jovens é muito rara e ocorre quando há predisposição genética para a doença. Vale lembrar que, Alzheimer é uma doença e não o envelhecimento natural do cérebro. O tratamento pode ser feito através de medicamentos, após feitos os exames e ter o diagnóstico.

A melhora da qualidade de vida do paciente é propiciada quando se faz um tratamento mais precoce. O Alzheimer é uma doença sem cura e não há uma prevenção comprovada eficiente. A prevenção consiste em manter uma atividade física e mental ativa. Além dos estímulos mentais, há evidências cada vez maiores de que exercícios físicos, como as caminhadas, são benéficos para a prevenção e tratamento do Alzheimer.

Estudos recentes relacionam o Alzheimer a outras doenças como a hipertensão, diabetes, tabagismo e quadros de depressão e, por esse motivo, um cuidado com a saúde em geral pode adiar o desenvolvimento da doença. O suporte da família para o paciente com Alzheimer é fundamental para o tratamento e para lidar com a situação. 

COMENTÁRIOS dos leitores