Bolsas pelo mundo: veja mercados de ações para negociar

Confira uma lista das bolsas de valores mais importantes do mundo

por Camily Maciel qui, 22/09/2022 - 17:30
Pixabay/Gerd Altmann Pixabay/Gerd Altmann

As bolsas de valores pelo mundo oferecem um ambiente adequado para que as transações de ações e outros ativos ocorrem de maneira segura e transparente. Essas instituições possuem o papel fundamental de gerenciar os riscos das operações e atuam como contraparte dos negócios. Investir em bolsas pelo mundo ajuda a diversificar a carteira e reduzir a exposição aos riscos da economia. A Brasil, Bolsa, Balcão (B3) é a única bolsa de valores presente no território brasileiro e gera um volume diário de operações de R$33,2 bilhões.

 Nos últimos anos, atraiu investidores brasileiros e estrangeiros para ações mais regulares. No entanto, ainda não tem grande evidencia entre as maiores bolsas do mundo. A importância de uma bolsa é medida pela soma do valor de todas as empresas listadas na capitalização. Confira a seguir, bolsas de valores que mais se destacam no cenário global: 

Bolsa de Nova York (NYSE) - A bolsa mais importante do mundo é a New York Stock Exchange (NYSE). Sediada em Wall Street, ela foi fundada em 1792, tem valor de mercado de aproximadamente US $27 trilhões e concentra cerca de três mil empresas. “As empresas de maior volume na NYSE são aquelas em que os investidores costumam se basear em análises fundamentais, como Disney, Coca-Cola, Visa, Johnson & Johnson, Pfizer e Boeing”, informou em entrevista a sócia do B/Luz Advogados, Luciana Simões Rebello Horta. 

NASDAQ - Também localizada em Nova Iorque, a National Association of Securities Dealers Automated Quotations (NASDAQ), é a segunda maior bolsa do mundo e reconhecida por ser a primeira a implementar a negociação de ações via internet. Tem valor de mercado estimado em US $24,5 trilhões. São mais de três mil empresas listadas na NASDAQ. “As que mais se destacam são as tech, como Apple, Microsoft, Facebook, Amazon e Alphabet que apresentaram performances excepcionais nos últimos anos”, disse Horta.  

Bolsa de Xangai (SSE) - A Shangai Stock Exchange (SSE), na China, é a maior bolsa de valores fora dos Estados Unidos. Tem capitalização de mercado de US $8,1 trilhões, sendo construída a partir de companhias de seguros e bancos comerciais anteriormente estatais. Estabelecida em 1990, a bolsa de Xangai possui mais de mil empresas listadas, como PetroChina, Industrial and Commercial Bank of China e Agriculture Bank of China. As ações são divididas em dois mercados: uma com negociação exclusivamente direcionada para investidores chineses e a outra em dólar, para estrangeiros.  

Euronext – A European New Technology (Euronext), sediada em Amsterdã (Holanda), é uma bolsa de valores pan-europeia, sendo a maior e mais líquida do continente, conduzindo os mercados financeiros de seis países e reunindo as operações de Bruxelas (Bélgica), Lisboa (Portugal), Oslo (Noruega), Dublin (Irlanda) e Paris (França). São mais de mil empresas listadas com valor de mercado de US $7,3 trilhões. As principais companhias, por capitalização, são Procter & Gamble, LVMH, Royal Dutch Shell, Merck & Co e L’Oréal.  

Bolsa de Tóquio (TSE) - A Tokyo Stock Exchange (TSE), fundada em 1878, perdeu recentemente o posto de principal bolsa da Ásia e foi ultrapassada pela Euronext. Atualmente, possui mais de três mil empresas listadas com capitalização de US $5,14 trilhões. Os estrangeiros são os maiores responsáveis pelas negociações. As principais companhias da bolsa japonesa são Toyota, Mitsubishi, SoftBank, Keyence e Sony Corporation. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores