Voluntários garantem atendimento a devotos no Círio

Estudantes da área da saúde e equipes da Cruz Vermelha estarão nas ruas durante as procissões

sab, 08/10/2022 - 10:15

O Círio retorna após dois anos de restrições sanitárias e terá a participação de voluntários da Cruz Vermelha, que estarão atuando em conjunto com profissionais de saúde para auxiliar os fiéis que estarão acompanhando a Santa.

Rodrigo Manoel Moreira Leite, de 31 anos, fisioterapeuta, contou como descobriu a Cruz Vermelha e iniciou seu trabalho com ouros profissionais da saúde. “Foi no início da faculdade. Eu e mais dois amigos, que me acompanham até hoje, descobrimos a Cruz Vermelha. A gente procurava por carga horária e aí fizemos o curso, sendo que eu já tinha feito dois anos com o Projeto Círio, já conhecia o trabalho por acompanhar o Círio, e foi quando eu fui fazer o efetivo”, falou Rodrigo.

Rodrigo também comentou sobre a preparação para o Círio. “No Projeto Círio, as pessoas de fora podem fazer o treinamento e vão estar aptas a realizar o atendimento no Círio. O curso dura dois dias”, conclui Rodrigo.

Alunos do curso de Enfermagem da UNAMA - Universidade da Amazônia, a exemplo do estudante Jean Neves Costa, 19 anos, que cursa o quarto semestre, também vão participar do Círio como voluntários. “Recebi a notícia pelo Instagram e fiquei muito empolgado. Participei de uma aula inicial e é uma experiencia nova, algo que eu sempre tive vontade, que é fazer parte da Cruz Vermelha”, disse Jean.

A aluna Elizabeth de Azevedo Silva, 18 anos, que também cursa o quarto semestre de enfermagem da UNAMA, falou sobre como ela acha que será a experiência de estar no meio da multidão, ajudando as pessoas. "Vai ser uma experiência bom interessante. Uma coisa nova, até porque envolve as áreas na qual a gente de Enfermagem pretende trabalhar no futuro, então vai nos influenciar muito nisso”, explicou Elizabeth.     

Por Igor Oliveira (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores