LeiaJá é finalista nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Especial "Linhas que Resistem", assinado pelos jornalistas Jorge Cosme e Marília Parente, venceu as etapas estadual (PE) e regional (Nordeste) da premiação, na categoria texto

qua, 19/10/2022 - 12:23

Os jornalistas Jorge Cosme e Marília Parente, finalistas nacionais do Prêmio Sebrae. (Acervo pessoal)

O LeiaJá é finalista nacional da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, um dos mais importantes do país. Assinado pelos jornalistas Jorge Cosme e Marília Parente, o especial "Linhas que Resistem" já venceu as etapas estadual (PE) e regional (Nordeste) da premiação, na categoria texto. O resultado final será anunciado no dia 14 de dezembro, em cerimônia e Brasília, no Distrito Federal. 

"Linhas que Resistem" versa sobre o protagonismo feminino na arte têxtil de Pernambuco e foi produzido a partir de cinco viagens pelo estado. Nele, a história do bordado manual, da tapeçaria, da tecelagem, do crochê e da renda renascença se confunde com a das mulheres que conquistaram autonomia graças ao trabalho com o tecido. "Linhas que Resistem" conta com fotografia de Rafael Bandeira, edição de vídeo de Jéssica do Vale, Stéphany Fabíola e Paula Barreto, artes de Felipe Santana e webdesign de Chico Peixoto.

"É um reconhecimento que estendemos às pessoas que tivemos o prazer de conhecer durante essas viagens ao interior de Pernambuco. São mulheres que carregam grandes saberes, trazem reconhecimento para as cidades onde vivem e não parecem ter a valorização que merecem. Ter essa reportagem na etapa nacional do prêmio Sebrae é uma oportunidade de que mais gente possa ler e ouvir o que elas têm para contar e perceber a importância de cada uma", diz Jorge Cosme. 

Marília Parente também ressalta a importância de reconhecer o protagonismo feminino na economia criativa do estado. "Conhecer mulheres como as mestras Terezinha Lira e Lúcia Firmino e poder contar suas histórias é um dos grandes privilégios do jornalismo. Me sinto feliz por ajudar a dar visibilidade para elas em uma premiação nacional e tão importante. Somos gratos ao Sebrae pela sensibilidade e reconhecimento", afirma a jornalista. 

Em 2022, mais de mil jornalistas de todo o país disputam o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que recebeu 1.141 inscrições de trabalhos. A categoria texto, em que o LeiaJá é finalista, foi a mais disputada desta edição, com 499 trabalhos inscritos. 

A iniciativa irá premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. Esta edição marca o cinquentenário do Sebrae e reforça a importância do reconhecimento ao papel fundamental da imprensa para fortalecer e dar visibilidade aos pequenos negócios.

COMENTÁRIOS dos leitores