Covid-19: PE registra 74% de ocupação nas UTIs

O Estado também aponta 46 pessoas na fila de espera por um leito

qua, 16/11/2022 - 20:13
Caio Lucilius/Unicamp/Divulgação Paciente em leito de hospital Caio Lucilius/Unicamp/Divulgação

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública chegou a 74% em Pernambuco, segundo dados do painel que apresenta informações sobre leitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Estado. Das 581 vagas ofertadas para Srag, 430 estão ocupadas por pacientes com Covid-19 devido a nova alta da doença impulsionada pelas subvariantes BQ.1 e XBB do vírus. 

Além da alta taxa de ocupação, há 46 solicitações ativas para leitos públicos de UTI no Estado, ou seja, pacientes que estão na fila de espera. Dessa quantidade, 32 são pessoas adultas e 14 são crianças. 

Ainda de acordo com o painel da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE), a última vez que Pernambuco teve um número parecido de pacientes em fila de espera foi em julho deste ano. 

Nos leitos de enfermaria, dos 507 disponibilizados pela rede pública, Pernambuco tem 318 ocupados. Sendo assim, a taxa de ocupação está em 63% e também há 40 pessoas com sintomas do vírus na fila de espera por uma vaga na enfermaria. Destas pessoas, 36 são adultas e quatro crianças. 

A fila de espera nos leitos de UTIs e enfermarias da rede pública de Pernambuco pela Covid-19 se dá porque as vagas são destinadas para pessoas com síndrome respiratória aguda grave e apenas algumas delas são voltadas para pacientes com o vírus. 

COMENTÁRIOS dos leitores