SP define calendário para suspensão do rodízio de veículos
A Prefeitura informou que dos dias 26 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023 os carros poderão circular livremente na cidade, sem restrições de horário e dia de semana
O rodízio de veículos de passeio será suspenso na cidade de São Paulo durante o fim deste ano e o começo de 2023. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), informou que dos dias 26 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023 os carros poderão circular livremente na cidade, sem restrições de horário e dia de semana.
Já para veículos pesados, como caminhões, as restrições continuam vigorando. Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) permanecem com rodízio para todos.
O rodízio só voltará a valer normalmente no dia 9 de janeiro, uma segunda-feira. A partir de então, a regra continua sendo a vigente hoje: de restrição de circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h, de acordo com o final da placa do carro:
- Placas finais 1 e 2: segunda-feira;
- Placas finais 3 e 4: terça-feira;
- Placas finais 5 e 6: quarta-feira;
- Placas finais 7 e 8: quinta-feira;
- Placas finais 9 e 0: sexta-feira.
Vale lembrar que o rodízio municipal de veículos proíbe automóveis de circular durante essas faixas de horário no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, que é formado por:
- Marginais Tietê e Pinheiros;
- Avenida dos Bandeirantes;
- Avenida Afonso D´Escragnole Taunay;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias;
- Viaduto Grande São Paulo;
- Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo;
- Avenida Salim Farah Maluf.
Quem não respeitar o rodízio e transitar em locais e horários não permitidos receberá uma infração de trânsito de nível médio, com multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos na carteira de motorista.