Anvisa aprova injeção semanal para tratar obesidade

Semaglutida de 2,4mg será comercializada pelo nome Wegovy

por Vitória Silva ter, 03/01/2023 - 18:20
Reprodução Tipo de semaglutida vendido no exterior, e que deve ser comercializado no Brasil Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Wegovy, injeção produzida pela farmacêutica Novo Nordisk e que tem o mesmo princípio ativo do medicamento Ozempic, cuja aprovação no Brasil já vigorava. O Wegovy, composto por semaglutida de 2,4mg, é o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda (2). 

De acordo com a empresa, o tratamento ajudou na redução de 20% de seu peso corporal de uma em cada três pessoas e 83,5% dos pacientes apresentaram queda no peso igual ou superior a 5%. Mais de 4.500 pessoas participaram dos testes. Entre os efeitos colaterais, estão: alterações gastrointestinais, como náuseas, diarreia, vômitos, constipação e dores abdominais.   

Nos Estados Unidos, a semaglutida estava aprovada pela agência reguladora americana (FDA) desde o final de 2021 e tem um preço de tabela de US$ 1.349 (cerca de R$ 6.000). Foi este o fármaco mencionado pelo bilionário Elon Musk, que divulgou sua rotina para o emagrecimento. Desde então, a semaglutida se tornou popular nas redes. 

No Brasil, ainda não há uma data definida de quando a medicação chegará às farmácias e nem de quanto custará. Segundo a Novo Nordisk, é preciso aguardar a finalização de processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. 

A medicação também ainda não foi submetida para avaliação na Conitec, do SUS, para eventual oferta pelo sistema público de saúde. Atualmente, a comissão avalia a incorporação da liraglutida no SUS, que está aprovada pela Anvisa desde 2016. 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores