Saúde não deve incluir jovens na 4ª dose antes do Carnaval

O Ministério da Saúde ainda não tem prazo para ampliar o reforço da Covid-19 para quem tem menos de 40 anos

ter, 24/01/2023 - 11:08
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo As ladeiras de Olinda atraem uma multidão nos dias de Carnaval Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Em um cenário de variantes e crescimento de casos de Covid-19, apesar de menos severos, o Ministério da Saúde estagnou a segunda dose de reforço em pessoas com mais de 40 anos. Com um público majoritariamente jovem e ainda fora da cobertura da 4ª dose, as prévias de Carnaval já atraem multidões e são ambientes de fácil transmissão do vírus.  

Uma das grandes discussões sobre a Covid-19 foi a situação em que o Brasil estaria se tivesse suspendido o Carnaval em 2020. Naquela ocasião, nenhum diagnóstico havia sido confirmado no país, mas, agora, depois da experiência vivida nesses três anos de pandemia, a imunização mostrou ter sido determinante para que os blocos e agremiações pudessem voltar com a festa popular.

Nessa segunda (23), o país registrou 12.860 novos casos e 67 óbitos causados pela doença. No geral, mais de 696 mil vidas foram perdidas pelas complicações pela Covid-19.

Sem expectativa para ampliar o plano da segunda dose de reforço para pessoas com menos de 40 anos - faixa etária dominante nas festas de Carnaval - o Ministério da Saúde informou que seu corpo técnico acompanha diariamente o cenário epidemiológico e entende que ainda não há necessidade de alterar o esquema atual.

Em nota enviada à reportagem, a pasta ressaltou que atende às evidências científicas e que distribuiu mais de 595 milhões de vacinas de forma proporcional e igualitária para todo o Brasil. 

"Atualmente, a segunda dose de reforço da vacina Covid-19 é indicada para pessoas a partir de 40 anos. A Câmara Técnica Assessora em Imunizações mantém as discussões referentes às alterações e ampliações do esquema vacinal para novos grupos, de acordo com as evidências científicas e o cenário epidemiológico, que são acompanhados diariamente”, comunicou.

COMENTÁRIOS dos leitores