Paciente desaparece após 'fugir' de hospital no Recife

Homem de São José do Belmonte deu entrada no HR para realizar uma cirurgia, mas assinou termo de saída e não foi mais visto desde o dia 18

por Vitória Silva sab, 25/02/2023 - 14:00

A família de Geildon Ferreira da Silva, de 40 anos, busca informações do homem desde que ele foi considerado desaparecido, no último sábado (18). Natural de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, Geildon estava no Recife na semana passada, aguardando por uma cirurgia na cabeça, no Hospital da Restauração. Ele estava na Ala Vermelha da unidade de saúde, sob observação e, sem o conhecimento da família, assinou um termo de saída, negando a cirurgia. 

  

O paciente estava internado desde o dia 10 de fevereiro, em sua cidade. De acordo com a família, Geildon sofreu um acidente de motocicleta em São José do Belmonte, mas a equipe médica local notou uma “mancha de sangue” na cabeça do homem, e recomendou aos familiares que ele fosse transferido para uma unidade na capital, com maior estrutura. A cirurgia ficou agendada para o dia 18 de fevereiro, no HR, mas por uma restrição de dieta, foi remarcada para o dia 19, no domingo. 

"Ele não estava consciente do que falava, disse que não queria fazer a cirurgia porque não estava doente e que queria ir para casa. Até avançou no irmão para ir para casa com ele", disse Thalles Ferreira Sobreira, primo do desaparecido.  

Quem acompanhou Geildon ao Recife foi um irmão, não identificado. O familiar precisou seguir à casa de apoio da unidade e retornou no domingo (19), durante o horário de visita. Lá, soube que o irmão havia sido liberado. 

"Domingo era dia de visita e o irmão dele foi ao hospital. Quando chegou na sala do hospital, não o encontrou e procurou a assistente social da Restauração. Ela pediu para procurá-lo nos corredores, ele revirou o hospital e não o encontrou. A assistente, na portaria, pegou a documentação de Geildon e confirmou que ele tinha assinado um termo e ido embora", completou o primo do paciente. 

Thalles reafirma que a família questionou a unidade de saúde e chegou a ter o apoio da assistente social para tentar localizar Geildon, mas sem sucesso. Em contato com o HR, o LeiaJá confirmou que o paciente deu entrada e saída ainda no dia 18 de fevereiro. Como Geildon tem apenas 40 anos e é considerado neurotípico, ele tem a autonomia de assinar o termo e sair. A família discorda e alega que o paciente estava claramente desorientado, sem condições de decisão. 

Mais informações 

Geildon não tem mais os pais, não é casado e nem tem filhos. Tem 40 anos e, quando desapareceu, vestia uma camisa estampada com mangas curtas, na cor rosa e com desenhos de folhas na cor verde. É loiro, magro, tem olhos verdes e barba. É conhecido como “Macaxeira”. Está desaparecido no Recife desde às 13h do dia 18 de fevereiro. 

Tem alguma informação? Entre em contato com a família 

(87) 9. 9635-5700 (Thalles) 

(81) 9. 9925-3554 

(87) 9. 9995-9353 

(81) 9. 9618-4410 

 

COMENTÁRIOS dos leitores