Olinda completa 488 anos e Recife 486 com celebrações

Confira a histórias das cidades irmãs e o que há na agenda cultural para a comemoração dos aniversários

por Rachel Andrade dom, 12/03/2023 - 13:02
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Olinda é a primeira capital de Pernambuco Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Neste domingo (12) são celebrados os aniversários de fundação das cidades irmãs, Olinda e Recife. Elas celebram, respectivamente, 488 e 486 anos de existência, colocando elas na lista das cidades mais antigas do Brasil.

Fundada em 1535, Olinda foi a primeira capital de Pernambuco, quando a exploração e comércio de cana de açúcar era forte na região. A primeira área da cidade foi construída no Sítio Histórico, na parte mais alta, de onde, diz-se, Duarte Coelho olhou a vista e exclamou “Ó linda situação para construir um vilarejo”. Olinda foi a primeira capital do estado, até 1827, quando uma resolução da coroa portuguesa alterou o título de capital para Recife.

Por outro lado, Recife passou a ser uma vila a partir de 1537, dois anos depois, mas sua existência já havia sido notada pelas expedições. Seu nome tem origem no antigo árabe "ar-racif", que significa calçada, caminho de pavimento, palavra que foi designada para se tratar das barreiras naturais presentes em toda a costa da cidade. Do termo surgiu a palavra “arrecife”, e foi pensando nessa característica que chegou-se ao nome Recife.

As chamadas “cidades irmãs” possuem belezas naturais e cultura que encantam. Recife possui o título de berço do frevo, enquanto que Olinda conta com um dos maiores carnavais de rua do país. Além de terem sido protagonistas na história do Brasil em diversos episódios, os municípios levam em suas ruas as memórias do passado. O sítio histórico de Olinda e a região do Recife Antigo são tombados e protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Celebrações

Neste domingo (12) as cidades aniversariantes têm uma programação especial para a população. No Recife acontece às 18h o retorno da festa do Boi Voador, na praça do Marco Zero. Já em Olinda, a partir das 16h, haverá encontro de blocos carnavalescos, com concentração na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos, além da participação do Galo da Madrugada e do bloco John Travolta.

COMENTÁRIOS dos leitores