Dia de São José é comemorado com tradição em Pernambuco

O santo é visto pelos fiéis como o pai protetor, que guardou a família sagrada

por Guilherme Gusmão sab, 18/03/2023 - 17:38
Fernanda Frazão/Agência Brasil Em Pernambuco, São José é padroeiro de 23 cidades Fernanda Frazão/Agência Brasil

O Dia de São José é celebrado neste domingo (19) e carrega vários significados para o povo nordestino. Conhecido como José Carpinteiro e José Operário, o santo é considerado o padroeiro dos trabalhadores e uma referência de fé para o povo nordestino.

São José é um santo popular da Igreja Católica, marido de Maria, mãe de Jesus Cristo, e considerado o protetor das igrejas, da família e dos agricultores. Seu dia é uma referência para os agricultores que buscam uma boa colheita. Contudo, é preciso chover no dia para trazer bons presságios. 

Para a fé do nordestino, especialmente no período de seca que castiga a plantação, a chegada do dia de São José é um sinal de esperança. Reza a tradição secular que, se não chover neste domingo, dia 19, o inverno será ruim, e o agricultor não vai colher a safra.

Outra tradição associada ao santo é a da medalhinha de São José “escondida” no bolo da festa que as comunidades religiosas em diversas cidades costumam fazer.

Nas missas, orações são feitas, pedindo emprego para os fiéis que estão desempregados e saúde para os doentes.

Em 2021, o Papa Francisco, identificou o santo como o homem que amou Jesus com o coração de pai: “Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador, Pai na sombra”, afirmou.

O pontífice ainda pediu aos fiéis que seguissem o exemplo do santo católico, por ter compreendido e colocado em prática o verdadeiro Evangelho. "Sejam sábios como ele, prontos para compreender e colocar em prática o Evangelho", pontuou.

Padroeiro

São José é padroeiro dos estados do Amapá e do Ceará, onde é feriado local nesse domingo. Em Pernambuco, São José é padroeiro de 23 cidades, além disso, seu nome batiza avenidas, escolas, abrigos, praças e mercados.

No Sertão do estado, o santo é padroeiro de Bodocó, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, o santo é padroeiro de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina. Na Região Metropolitana do Recife, Abreu e Lima tem o santo como padroeiro.

Comemorações neste sábado

Em São José do Egito, terá missa na Paróquia com o nome do santo, a partir das 18h. Em seguida, haverá procissão pelas ruas da cidade.

Em Abreu e Lima, às 19h, haverá uma concentração eucarística na Paróquia do município, com o Dom Limacêdo Antônio da Silva , bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

No município de Amaraji, haverá missa às 19h, com o Padre Felipe Luz. Na cidade de Surubim, a missa será com a participação do Padre Elias, às 19h.

A Solenidade de São José é geralmente celebrada no dia 19 de março, porém, neste ano a data corresponde ao quarto domingo da Quaresma para os católicos. Desse modo, as missas do tempo de quaresma têm prioridade frente às festas de São José.

COMENTÁRIOS dos leitores