Livros com ideias nazistas que eram doados são apreendidos
Quem fazia a distribuição do material era um idoso de 76 anos
A Polícia Federal apreendeu, na manhã desta quarta-feira (5), 11 livros com ideias nazistas na casa de um idoso de 76 anos em Guarapari, Região Metropolitana de Vitória (ES). O suspeito distribuía os exemplares pela cidade, o que é considerado crime de acordo com a legislação brasileira. O nome do homem não foi divulgado.
“Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” é crime previsto no artigo 20 da lei 7.716/1989. A pena é de um a três anos de reclusão e multa.
“Ter um livro não é crime. O crime é você divulgar e distribuir com a finalidade de propagar o nazismo na sociedade”, explicou o delegado Bruno Zane, que participou das buscas.
A denúncia foi feita por comerciantes locais
O crime foi denunciado por comerciantes locais. Segundo a PF, os livros com ideias nazistas eram deixados em carrinhos de supermercados, bancos e outros locais públicos da cidade.
No entanto, o homem não foi preso, mas será convocado a prestar esclarecimentos. Os livros apreendidos serão analisados pela PF e encaminhados à Justiça.