Dois Irmãos recebe relatório sobre hábitos das espécies 

Zoológico receberá amanhã (25), um relatório sobre o comportamento dos animais

por Guilherme Gusmão seg, 24/04/2023 - 19:02
Secom PE Parque Dois Irmãos Secom PE

Na próxima terça-feira (25), estudantes da disciplina de psicobiologia da graduação de ciências biológicas, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apresentarão no Parque Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, um relatório que avaliou o comportamento de algumas espécies de animais mantidas sob cuidados humanos no Zoológico do Parque.

Segundo informações do Governo do Estado, no zoológico vivem cerca de 600 animais entre mamíferos, aves e répteis distribuídos em 120 espécies, tanto nativas do território nacional quanto exóticas. Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o Parque Dois Irmãos representa os zoos das regiões Norte e Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro.

O estudo desenvolvido pelos alunos durou dois meses. Eles observaram algumas espécies escolhidas pela equipe técnica do zoológico, que passaram por situações específicas, como compartilhamento de espaço, nascimento de novos indivíduos e mudanças de recinto. A pesquisa teve como objetivo verificar se essas mudanças causaram alterações positivas ou negativas no bem-estar dos animais, a partir de metodologias científicas adequadas.

Os estudantes de biologia da UFRPE também fizeram um estudo de audiência, no qual, produziram relatórios para captar a percepção dos visitantes em relação aos animais e ao zoológico. O estudo de audiência foi realizado através da observação e escuta atenta de comentários e expressões, sem qualquer tipo de intervenção.

A apresentação que acontecerá nesta terça-feira marca o retorno das atividades após o período de restrições da pandemia do Covid-19 e reforça a importância do estudo do comportamento das espécies, propondo assim, o bem-estar animal e uma boa relação com o ambiente e visitantes no local. O projeto é de grande importância para a comunidade acadêmica, pois permite que os alunos evoluam na construção de projetos de pesquisa, desde a concepção até a divulgação dos resultados em seminários.

Seis grupos de alunos participarão da apresentação dos resultados no auditório do zoológico. Os levantamentos feitos por essa pesquisa serão transformados em artigos para um e-book e publicados pela editora da Universidade.

COMENTÁRIOS dos leitores