Quadrilha enganava idosos oferecendo 'ajuda espiritual'

Uma das vítimas chegou a perder R$ 12 mil no golpe

por Paulo Uchôa sab, 13/05/2023 - 09:14
Divulgação/Polícia Civil Quadrilha enganava idosos oferecendo 'ajuda espiritual' Divulgação/Polícia Civil

Na última quinta-feira (11), a Polícia Civil de São Paulo prendeu uma quadrilha que aplicava golpes em idosos. O grupo oferecia 'ajuda espiritual' para enganar as pessoas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), uma das vítimas chegou a perder mais de R$ 12 mil.

Durante a ação, foram detidos três homens e uma mulher. A investigação durou cerca de um mês. Segundo a operação policial, os idosos eram abordados na rua pelos criminosos, davam confiança e depois lhe eram oferecidas ajuda espiritual para solucionar alguns problemas.

A tática do bando era que as questões seriam resolvidas por um suposto líder. Uma pessoa ficava em um automóvel para iniciar o tratamento. As pessoas eram orientadas a entregar o cartão bancário para que o objeto de plástico fosse 'abençoado'. Em seguida, os golpistas fingiam estar colocando o cartão em um envelope. Os idosos eram orientados pelos golpistas a abrir o invólucro só quando chegassem em casa.

Tomando posse dos cartões, os bandidos faziam saques e transações bancárias, enquanto a vítima não percebia o golpe. Os quatro integrantes da quadrilha foram encontrados pela polícia em um carro. Eles foram levados para o 64º DP (Cidade AE Carvalho), onde explicaram suas participações nos golpes. Sem direito à fiança, o bando foi indiciado por estelionato e formação de organização criminosa.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores