Corpus Christi é feriado? Saiba como será em Pernambuco
Governo Estadual transferiu ponto facultativo para a véspera do São João, 23 de junho
O Corpus Christi, uma das principais solenidades sagradas do calendário católico, acontece nesta quinta-feira, 8 de junho. Apesar de não ser considerada feriado nacional, a data pode alterar o funcionamento do comércio, repartições públicas e do expediente de trabalho em empresas ao redor do país. Em Pernambuco, onde o Corpus Christi se torna ponto facultativo, o Governo Estadual decidiu transferir o feriado para a véspera de São João, em 23 de junho.
Entenda a troca
Geralmente, o estado transfere o feriado da celebração católica para o Dia de São João, 24 de junho. Porém, este ano, o São João cai em um dia de sábado, e o governo optou por adiantar o ponto facultativo, formando, assim, um feriadão. No Dia de Corpus Christi, o expediente será normal em todas as repartições estaduais.
Já na véspera de São João, o cenário de ponto facultativo se repete, da mesma forma que aconteceria durante o dia de Corpus Christi. O funcionamento das repartições públicas, centros comerciais e o expediente de trabalho são negociados de acordo com os gestores locais, em nível municipal ou estadual, público ou privado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), que representa o comércio no Centro da cidade, já informou que quinta-feira, dia 8 de junho, o comércio da capital pernambucana abrirá normalmente. “O período junino é a segunda maior data de vendas do ano, perdendo apenas para o Natal”, informou o órgão.
Assim, no São João, também não é esperado o fechamento ou redução da jornada de trabalho no comércio. Os shoppings do Grande Recife poderão ter horários especiais no São João, mas, neste próximo dia 8, abrirão normalmente.
A Prefeitura do Recife ainda não informou sobre o funcionamento dos órgãos públicos durante Corpus Christi. Especificamente na capital, o Dia de São João é considerado feriado, por lei, desde 1996.
A origem da data
O Corpus Christi é uma data comemorativa móvel, ou seja, muda de ano para ano. Por se tratar de uma celebração tradicional, ela obedece ao calendário católico, acontecendo, obrigatoriamente, 60 dias após o Domingo de Páscoa, e sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
A palavra, de origem latina, significa “corpo de Cristo” e simboliza o ato bíblico realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, diante da partilha do pão e do vinho. Esse momento histórico é considerado aquele em que o sacramento da Eucaristia foi instituído, por isso, nas missas, os padres repetem o ato da partilha, simbolizando a comunhão cristã.