Debate sobre COP 30 marca lançamento da Amazônia Vox

Seminário remoto, nesta quinta-feira (22), aborda o protagonismo amazônico e o papel da comunicação. Nova plataforma terá banco de fontes de conhecimento e rede de profissionais freelancers da região.

qua, 21/06/2023 - 10:55

Será nesta quinta-feira (22), às 19 horas, o webinar “Amazônia sede da COP 30: O papel da comunicação pelo protagonismo amazônico”. O evento marca o pré-lançamento da Amazônia Vox, uma plataforma que reúne profissionais de comunicação, coletivos, movimentos sociais, setor privado e instituições de pesquisa e ensino na Amazônia e que funcionará como um banco de fontes de conhecimento e rede de profissionais freelancers da região.

O webinar receberá como convidados Claudia Lemos, presidente da ABCPública; Francisco de Assis Costa, professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará; Daniel Nardin, idealizador do Amazônia Vox e presidente do Instituto Bem da Amazônia; Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem); Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós (AMIST); e Fábio Teixeira, jornalista da Fundação Thomson Reuters no Brasil, que destacará a atenção global sobre a Amazônia e as oportunidades e desafios para profissionais e fontes da região. 

O projeto conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e do International Center for Journalists (ICFJ) e é participante selecionado do Programa Jogo Limpo, do ICFJ com YouTube no combate à desinformação, do Lab de Sustentabilidade, da Google Brasil e do programa Acelerando Negócios Digitais, da Meta com ICFJ.

O Amazônia Vox foi uma das iniciativas selecionadas pelo Laboratório de Sustentabilidade do Google Brasil, ao lado de outras organizações. O programa tem o objetivo apoiar jornalistas, comunicadores e criadores locais de conteúdo que atuam na cobertura de questões ambientais e de divulgação científica. 

Com mais de 21 instituições, a Amazônia Legal brasileira conta, atualmente, com mais de 15 mil professores e cerca de 280 mil alunos. Ou seja, muito conhecimento científico em produção, sem contar com o saber ancestral amazônida, que emana de quilombolas e povos indígenas, por exemplo.

"A plataforma Amazônia Vox surge para facilitar a conexão entre esse conhecimento com quem busca saber mais sobre a região", assinala o jornalista Daniel Nardin, coordenador geral, em suas redes sociais. "Afinal, para conhecer, é preciso 're-conhecer', para então valorizar e potencializar."

O Amazônia Vox é um banco de fontes para jornalistas, veículos de imprensa e assessorias de instituições. Criado com o propósito de oferecer contatos e informações relevantes, a plataforma é uma das iniciativas do Instituto Bem da Amazônia, entidade sem fins lucrativos formada por profissionais experientes da região que atua em diversas frentes, entre elas o protagonismo amazônico através da comunicação.

"Para falar sobre a Amazônia, é preciso conhecer suas diferentes 'amazônias'. Nesse sentido, é fundamental que a narrativa sobre a região na imprensa seja protagonizada por aqueles que pensam, constroem e vivem o território", destaca Daniel Nardin. "Nossa missão é encurtar distâncias, proporcionando um contato mais próximo e, ainda, maior pluralidade de vozes na cobertura da região."

As inscrições para o webinar podem ser feitas aqui.

Programação

19h – Boas-vindas e agenda.

19h05 – A ABCPública no combate à desinformação através do conhecimento – Claudia Lemos, presidente da ABCPública.

19h15 – Plataforma Amazônia Vox: rede de fontes de conhecimento e freelancers da Amazônia – Daniel Nardin, Instituto Bem da Amazônia e idealizador da plataforma.

19h25 – A Amazônia no centro da agenda e o protagonismo da região nos debates sobre mudanças climáticas – Francisco de Assis Costa, Professor titular da UFPA/NAEA.

19h35 – Foco na Amazônia: olhar para as oportunidades e perspectivas para profissionais e fontes de conhecimento – Fábio Teixeira, jornalista da Fundação Thomson Reuters no Brasil

19h45 – As pautas das Conferências do Clima da ONU e os coletivos: pluralidade de vozes sobre clima na Amazônia – Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da COJOVEM e ativista ambiental. 

19h55 – Ampliando e aprofundando a narrativa: Vozes do saber tradicional e povos originários – Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens  Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós – AMIST. 

20h05 – Rodada de interação com perguntas.

20h15-20h30: Rodada técnica-operacional para dúvidas sobre como utilizar a plataforma Amazônia Vox e sugestões de melhorias.

Da Redação do LeiaJá.

 

COMENTÁRIOS dos leitores