Morre Abby Moreira, a 1ª guarda municipal trans do país

Servidora tinha 46 anos e integrava a Guarda Municipal de Jaboatão

por Vitória Silva sab, 24/06/2023 - 15:08
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Abby Moreira com uma bandeira trans, no terraço do seu apartamento, em Jaboatão Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Morreu, aos 46 anos, a primeira guarda municipal trans do Brasil, Abby Silva Moreira. A servidora ingressou no efetivo em 2017, por meio de concurso público, e fez parte da instituição até o ano passado. Após ser empossada, se tornou símbolo da luta LGBTQIA+ em todo o país e passou a dividir espaços de ativismo em Pernambuco. Além de guarda, Moreira era formada em administração e análise de sistemas. 

"É com muito pesar que recebemos a notícia da partida tão repentina de Abby Moreira, primeira guarda municipal trans de Pernambuco, e uma das únicas do Nordeste. Abby era uma ativista singular que vai fazer muita falta por toda a luta que ela representou. O corpo foi encontrado hoje pela manhã. Siga em paz, companheira", informou o amigo pessoal Rafael Negrão, que também integra grupos de luta antitransfobia no estado. 

Segundo colegas da guarda municipal, Abby foi encontrada sem vida em seu apartamento, em Jaboatão dos Guararapes, neste sábado (24). Colegas da Secretaria de Direitos Humanos da cidade teriam constatado a morte da servidora durante uma visita. A causa da morte não foi divulgada. 

LeiaJá também: ‘Servidora trans quer ex-chefe da Guarda Civil condenado’ 

Episódios de transfobia na guarda 

Em 2022, o LeiaJá entrevistou Abby e divulgou alguns dos problemas enfrentados pela administradora na Guarda Municipal de Jaboatão. Ela denunciou ser vítima de transfobia e perseguição na instituição e chegou a precisar de afastamento para lidar com questões de saúde mental provocadas pela hostilidade e preconceito no ambiente de trabalho. 

Também no ano passado, ela denunciou formalmente, à Prefeitura e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o comandante da guarda municipal Admilson de Freitas. Mesmo concursada, Abby teve as gratificações retiradas pelo então comandante. Segundo ela, ele tinha a intenção de forçar a sua exoneração.  

Conforme apurado pelo LeiaJá, Admilson é um homem conservador, descrito por pessoas próximas como um "evangélico radical". Ele assumiu o comando da corporação graças à indicação do vereador Pastor Ginaldo (PSC), aliado político do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL). A reportagem teve acesso ao ofício expedido pela Associação dos Guardas Municipais de Jaboatão dos Guararapes (ASGUAJG) para o Ministério Público em 1 de janeiro de 2022. No documento, Admilson é acusado de utilizar-se do efetivo para oferecer segurança particular a igrejas evangélicas.

COMENTÁRIOS dos leitores