Comportas da barragem de Carpina são fechadas
O serviço é executado visando a proteção da população dos municípios banhados pelo Rio Capibaribe, que enfrentarão fortes chuvas nos próximos dias
A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE) informou que nesta quinta-feira (6) está sendo executado o fechamento de comportas da barragem de Carpina, devido ao aviso meteorológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) que aponta fortes chuvas para a Zona da Mata Norte nos próximos dias.
A expectativa é que o Rio Capibaribe tenha uma elevação do seu nível, sendo assim, para garantir a proteção dos moradores dos municípios próximos ao rio, a SRHS optou em realizar o serviço de fechamento das comportas.
Vale ressaltar que, a rodovia PE-50 permanecerá interditada no trecho que liga as cidades de Feira Nova e Limoeiro. O bloqueio foi realizado pelo governo do estado no dia 30 de junho, após a barragem ter atingido 100 milhões de metros cúbicos de acumulação de água, por causa do aumento do volume de chuvas na Grande Recife e Zona da Mata.
As operações preventivas de segurança estão sendo realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Compesa, Defesa Civil do estado e Apac. A ação é coordenada pela SRHS-PE.