Homem em coma acorda antes de desligarem os aparelhos

James Howard-Jones estava em coma há um ano e os médicos haviam confirmado sua morte cerebral

por Victor Gouveia sab, 08/07/2023 - 10:05
Reprodução Os médicos apontam que James está em depressão profunda desde que acordou Reprodução

Em coma há um ano, James Howard-Jones teve morte cerebral confirmada e, pouco antes dos aparelhos que lhe mantinham vivo serem desligados, conseguiu recuperar a consciência. O paciente de 28 anos sofreu danos cerebrais graves após tomar um soco em uma briga em abril de 2022. 

A confusão que quase matou o rapaz começou em um bar em Cheltenham, na Inglaterra. James e um amigo acompanhavam uma luta de boxe e se desentenderam com um grupo que estava no estabelecimento. Após deixarem o local, eles se depararam com os homens que estavam dentro do bar e reiniciaram a briga na rua.  

James levou um soco no rosto e ficou inconsciente. Ele foi socorrido ao hospital, onde ficou em coma por um ano. Nesse período, passou por diversas cirurgias de emergência, mas sem resposta efetiva. 

Os médicos declararam morte cerebral e anunciaram o desligamento dos aparelhos, mas ele acordou pouco antes da eutanásia. A equipe que o acompanha contou sobre o ocorrido e explicou sobre a necessidade de cuidados a longo prazo. Os médicos relatam que ele apresenta um quadro de depressão severa desde que acordou no leito. 

O agressor foi identificado com Ben Davies, de 24. Ele foi preso por dois anos e quatro meses por lesão corporal grave, mas disse que não teve intenção de causar a gravidade dos danos. A defesa ressaltou que suas ações foram "totalmente fora de personagem" e que o incidente também lhe causou um "profundo impacto". 

COMENTÁRIOS dos leitores