Grande Recife recebe instalação de novas paradas de ônibus

Cerca de 100 equipamentos já foram instalados na Região Metropolitana

por Rachel Andrade qui, 13/07/2023 - 17:45
Miva Filho/SECOM Novas paradas instaladas no Recife Miva Filho/SECOM

Novas paradas de ônibus vêm sendo instaladas em diversos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). A estrutura conta com luzes de LED, painel de mensagem, assentos e cobertura de vidro, e cerca de 100 desses abrigos já foram colocados em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Paulista e Abreu e Lima. 

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o projeto vem de uma parceria do Governo do Estado e a Grande Recife Consórcio junto à iniciativa privada por meio de concessão pública e sem contrapartida do Executivo. O investimento é de R$ 200 milhões, contemplando 3.650 equipamentos distribuídos em 3.354 pontos de embarque e desembarque nos 14 municípios da RMR. 

Foto: Miva Filho/SECOM 

Nos próximos seis anos a empresa concessionária deverá requalificar e padronizar todos os pontos incluídos no contrato, garantindo também a manutenção dos locais. O contrato foi assinado pelo Grupo Kallas, empresa de mídias, que detém a concessão por 20 anos. 

Segundo o secretário da Semobi, Evandro Avelar, os novos abrigos fazem parte do trabalho do governo para a população. "Todos merecem um serviço de qualidade e o Governo de Pernambuco vem trabalhando para que os usuários do sistema de transporte público em toda a Região Metropolitana do Recife sejam contemplados com ações e equipamentos como esses. Esses novos abrigos garantem mais segurança e bem-estar da população", afirma. 

Segundo Matheus de Freitas, direitor-presidente do Grande Recife Consórcio, as paradas vêm sendo instaladas semanalmente, “de modo a contemplar todos os municípios da Região Metropolitana que são atendidos pelo Consórcio, seguindo cronograma”. 

COMENTÁRIOS dos leitores