Rio está entre as 10 melhores cidades para visitação

O carnaval da cidade foi apontado como um fator decisivo para a boa colocação

por Guilherme Gusmão qui, 13/07/2023 - 20:56
RioTur.Rio/Flickr Carnaval do Rio de Janeiro RioTur.Rio/Flickr

Nesta quinta-feira (13), a cidade do Rio de Janeiro foi citada pelo jornal britânico The Telegraph em uma lista que aponta os dez melhores lugares do mundo para turistas visitarem. A edição 2023 do Telegraph Travel Awards chamou o Rio de “cidade festeira” devido ao Carnaval e o premiou com o 7º lugar. 

 A representante brasileira retomou ao nível de destaque, que só foi visto na premiação há uma década. Em 2019, última edição do prêmio que foi interrompido pela pandemia do coronavírus, a Cidade Maravilhosa amargou a 31ª colocação.

O jornal considerou a boa posição como “menos uma surpresa e mais uma volta à sua antiga forma”. Além disso, destacou a vida noturna carioca e o Carnaval que é defendido pelas escolas de samba. 

Vale ressaltar que as escolas de samba por atraírem turistas de todas as partes do mundo, contribuem para movimentar a economia carioca durante todo o ano.  Em entrevista à Agência Brasil em 2020, o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), Marcel Balassiano, afirmou que as agremiações têm impacto muito forte na economia, por meio dos setores hoteleiro, de bar, de alimentação e de transporte. 

 “Não é só nos dias de carnaval. As escolas têm impacto o ano inteiro na indústria do carnaval, com diversos tipos de produções trabalhando nos barracões e nas quadras, e movimentando a economia formal e informal”, disse.

O The Telegraph ainda recomendou que os visitantes dancem nos festejos cariocas, curtam o Pão de Açúcar, visitem o Cristo Redentor, e conheçam o universo das escolas de samba.

COMENTÁRIOS dos leitores