LeiaJá é finalista do 27º Cristina Tavares de Jornalismo

Portal disputa em duas categorias, Internet e Radiojornalismo, o Prêmio de Jornalismo mais importante de Pernambuco

ter, 01/08/2023 - 12:18

Vitória Silva, Jorge Cosme e Marília Parente, finalistas do Prêmio Cristina Tavares. (Pedro Oliveira/LeiaJá)

O LeiaJá é finalista do 27º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), considerado a mais importante premiação da área em Pernambuco. O portal aparece nas finais na categoria Internet, com o especial Linhas que Resistem, assinado pelos repórteres Jorge Cosme e Marília Parente, e na categoria radiojornalismo, com o podcast Atemporal, parceria entre Vitória Silva e Jorge Cosme. 

"Linhas que Resistem" versa sobre o protagonismo feminino na arte têxtil de Pernambuco e foi produzido a partir de cinco viagens pelo estado. Nele, a história do bordado manual, da tapeçaria, da tecelagem, do crochê e da renda renascença se confunde com a das mulheres que conquistaram autonomia graças ao trabalho com o tecido. "Linhas que Resistem" conta com fotografia de Rafael Bandeira, edição de vídeo de Jéssica do Vale, Stéphany Fabíola e Paula Barreto, artes de Felipe Santana e webdesign de Chico Peixoto.

"O trabalho reconhece o protagonismo feminino na economia do estado. Conhecer mulheres como as mestras Terezinha Lira e Lúcia Firmino e poder contar suas histórias é um dos grandes privilégios do jornalismo. Me sinto feliz por ajudar a trazer visibilidade para elas e suas trajetórias de emancipação através do tecido", afirma Marília Parente. 

Por sua vez, o podcast "Atemporal" propõe em viagem no tempo para mostrar semelhanças entre os diversos deslizamentos de barreiras ocorridos em Pernambuo entre os anos 1970 e os dias de hoje. "Atemporal surgiu de uma urgência por respostas que pudessem tornar mais dignas, e também mais vistas, as perdas humanas no longo histórico de deslizamentos de barreiras no Grande Recife. O nome do programa em si é uma provocação: atemporal sobre o efeito cíclico do tempo, em alusão à recorrência das tragédias; e temporal, por citar as chuvas e a posição da metrópole pernambucana diante das mudanças climáticas. A apuração durou cerca de um ano. Nós entrevistamos sobreviventes, parentes de vítimas fatais, líderes comunitários e especialistas, passando pelas décadas de 70, 80, 90 e 2020. Todas elas marcadas por dezenas de mortes, e essas mortes sempre esquecidas nos anos seguintes, com o advento das novas perdas", ressalta Vitória Silva.

Já Jorge Cosme ressalta a importância de figurar em duas categorias da premiação. "O Cristina Tavares é uma referência entre os prêmios de jornalismo no Brasil, então ficamos muito empolgados com a notícia de que somos finalistas duas vezes e em meio a tantos grandes profissionais. O nível dos trabalhos finalistas está altíssimo, evidenciando como temos grandes jornalistas no estado, por isso muito nos alegra que o Cristina Tavares exista para destacar a devida importância da nossa categoria", celebra.

Confira a lista completa de finalistas do 27º Cristina Tavares de Jornalismo:

CATEGORIA PROFISSIONAL

CRIAÇÃO GRÁFICA:

Deyvidson Thiago – A arte traduz Gregório Vieira

– O que vem pela frente João Lin – Modernistas

FOTOJORNALISMO:

Bruno Campos – A Face do Recife

Guga Matos – Cidadania em chamas

Paulo Almeida – Drama nas palafitas

INTERNET:

Carolina Monteiro – Sou de Humanas

Marília Parente – Linhas que resistem

Raphael Guerra – 20 anos

Caso Serrambi

RADIOJORNALISMO:

Cínthia Ferreira – Rastros de uma tragédia

Jorge Cosme – Atemporal

Nathan Oliveira – Contra-ataque

TEXTO:

Katarina Moraes – Um dia nas palafitas do Recife

Pedro Paz – Calor em habitações sociais

Raíssa Ebrahim – Pescadoras lutam

VIDEOJORNALISMO:

Cínthia Ferreira – Rastros de uma tragédia

Mônica Silveira – Gonzaga 110 anos

Wagner Sarmento – Reféns do Morro

CATEGORIA ESTUDANTE

INTERNET:

Ana Carolina Guerra – Jogadeiras: futebol de Mulher

Carina Barros – Noix

Gabriela da Silva – Grafites do Recife

RADIOJORNALISMO:

Gabriela da Silva – Patrimônio gastronômicos

Ingrid Santos – O Impasse de um Recife

João Paulo – Proibição da maconha

TEXTO:

Aliny Maria Agostinho – Maracatu Coração Nazareno

Camila Dias – As práticas médicas

Gabriela Andrade – O que aconteceu com o São Luís

VIDEOJORNALISMO:

Carina Barros – Rio Beberibe

Gabriela da Silva– Série Direitos

Sara Nascimento – Herança de afetos

COMENTÁRIOS dos leitores