LeiaJá é finalista do 19º Prêmio Urbana de Jornalismo

Especial "Calçadas: caminho para a cidadania", assinado pela repórter especial Marília Parente, concorre ao prêmio na categoria Reportagem em Texto

ter, 15/08/2023 - 11:25

A repórter Marília Parente, que assina o especial. (LeiaJá/Júlio Gomes)

O LeiaJá é finalista do 19º Prêmio Urbana de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope). O veículo concorre na categoria Reportagem em Texto, com o especial "Calçadas: caminho para a cidadania", assinado pela repórter especial Marília Parente. 

Em cinco reportagens, o trabalho conta histórias de pessoas e iniciativas que ajudam a construir cidades mais particip(ativas), em que o pedestre - ente mais frágil da mobilidade urbana - seja protagonista. "Calçadas: caminho para a cidadania" conta com edição de vídeo de James William, artes de Felipe Santana, além de imagens de Júlo Gomes e Chico Peixoto, que também fez o webdesign do hotsite.

"Embora sejam a primeira estrutura garantidora de cidadania e inclusão nas cidades, as calçadas sofrem com enorme desprestígio na destribuição de recursos da administração pública. Sobram leis e políticas públicas, mas falta ação, motivo pelo qual é necessário aquecer o debate sobre a mobilidade ativa. Para isso, produzimos um especial de jornalismo com os maiores especialistas no assunto do país, sem abrir mão do olhar local, trazendo o Recife, com suas particularidades culturais e históricas, para o centro da discussão", afirma a jornalista Marília Parente. 

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de agosto, no Armazém Blu’nelle, no bairro de Santo Amaro. “Estamos felizes em voltar a nos reunir para celebrar este prêmio que trata de um assunto tão importante para as cidades”, celebra o presidente da Urbana-PE, Luiz Fernando Bandeira.

Presidente do Sinjope, Jailson da Paz também reforça a relevância do Prêmio. “É uma iniciativa merecedora de aplauso. Ele reconhece e estimula a prática do bom jornalismo, que se torna cada vez mais necessária neste tempo de avanço das notícias falsas e da desinformação", frisa. 

Conheça os finalistas da 19ª edição do Prêmio Urbana:

Categoria Reportagem em Texto

1 – Calçadas: caminho para a cidadania - Marília Parente, do Portal LeiaJá

2 - Estudo Mobilize 2022 - Mobilidade Urbana em Dados e nas Ruas do Brasil – Marco de Souza, do Portal Mobilize Brasil.

3 - Trânsito Travado - Roberta Soares, do Jornal do Commercio

Categoria Fotografia

1 - Bloqueio de túnel alagado é reforçado - Bruno Campos, do Jornal do Commercio

2 - Nova Rota à beira-mar para pedalar - Bruno Campos, do Jornal do Commercio

3 - Mobilidade nos trilhos - Tom Cabral, da Revista Algomais

Categoria Audiovisual

1 - Eleições 2022: Desafios - Mobilidade, infraestrutura e turismo - Natália Ribeiro, da TV Jornal

2 - RotaViva – Pela preservação da vida - Roberta Soares, do Podcast Programa RotaViva

3 - Rotas da exaustão - Tércio Saccol, do Canal Vós

COMENTÁRIOS dos leitores