Homem tira a roupa em cima de estátua na Itália e é preso

Ele já era conhecido das forças de segurança por outros atos de vandalismo contra monumentos

dom, 24/09/2023 - 16:17
Lee Alberti Lorenzo Hércules e Caco, na Piazza della Signoria Lee Alberti Lorenzo

Um homem nu e com a palavra "censurado" escrita no corpo escalou uma estátua em pleno centro de Florença, um dos principais destinos turísticos da Itália, na manhã deste domingo (24). 

O incidente ocorreu na escultura do florentino Baccio Bandinelli (1493-1560) que retrata Hércules e Caco, na Piazza della Signoria, uma das áreas mais visitadas da capital da Toscana.

O ato foi visto por dezenas de pessoas, entre turistas e participantes de uma manifestação beneficente contra o câncer de mama. 

O homem foi identificado como Vaclav Pisvejc, da República Tcheca, e acabou preso pela polícia por resistência a oficial público, deturpação de bens culturais e atos obscenos. Ele já era conhecido das forças de segurança por outros atos de vandalismo contra monumentos. 

Técnicos fizeram uma inspeção na escultura, que foi restaurada recentemente, e identificaram danos no mármore da base e a queda de rebocos utilizados para fechar algumas fissuras na obra. 

"Mais uma vez um sabotador em série, já conhecido das forças de ordem, resolve se exibir e danifica a estátua de Hércules e Caco, cometendo um gesto gravíssimo", comentou o prefeito de Florença, Dario Nardella. "Agradeço à polícia municipal e aos carabineiros pela ação imediata", acrescentou. 

COMENTÁRIOS dos leitores