Vídeo: alunos acusam professor de tentar esfaqueá-los

O agressor seria um professor de Engenharia e a confusão foi registrada por outros estudantes dentro da instituição

ter, 03/10/2023 - 11:06
Reprodução/Redes Sociais Segurança com a faca após retirar do agressor Reprodução/Redes Sociais

Dois estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, denunciam um professor de tentar esfaqueá-los dentro da instituição, nesta terça (3). Um vídeo mostra o momento em que suposto docente parte para cima de um aluno e, em seguida, é contido por seguranças da universidade.

A Unicamp amanheceu paralisada nesta manhã, após o resultado das assembleias convocadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) por políticas de permanência, melhorias na moradia estudantil, cotas trans e contra as propostas de privatização do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Um dos diretores do DCE, Gustavo Bispo, conta que foi atacado pelo professor quando tentava explicar sobre os motivos da paralisação deliberada. Em desacordo com o ato, o docente teria puxado uma faca para o estudante, que jogou uma mesa nele para não ser atingido.

"Hoje, no momento em que a Unicamp amanheceu paralisação, ao tentar um diálogo com o professor sobre a paralisação, o professor pegou no meu braço, me jogou no chão, levantou uma faca para mim, vindo para cima. Graças a correria dos estudantes que a gente conseguiu correr disso", relatou Gustavo.

Outros integrantes do DCE cercaram o prédio para evitar que o agressor fugisse. Ele partiu para cima de outro aluno, identificado como João Gabriel, e os dois caíram no chão. Seguranças separaram a briga e recolheram a faca da mão do agressor.

De acordo com os relatos, o suposto professor estava com outra faca e chegou a jogar spray de pimenta contra os acadêmicos que tentaram lhe conter. A Polícia Militar foi chamada e retirou o agressor do campus.

A Unicamp se pronunciou em nota sobre o ocorrido e repudiou o episódio. Confira a íntegra.

"A Reitoria da Unicamp vem a público repudiar os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo, nesta manhã do dia 03 de outubro. A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis. Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos."

COMENTÁRIOS dos leitores