HPS promove campanha para alertar sobre os riscos do AVC
Lesão neurológica é responsável pela morte de, em média, 1,5 mil pessoas por ano em Pernambuco
Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado no próximo dia 29 de outubro, o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, referência nas especialidades de neurologia e neurocirurgia no estado, fará a 14ª edição da campanha "Juntos Somos Maiores Que o AVC".
A iniciativa da unidade hospitalar tem como objetivo alertar a sociedade sobre os altos índices de ocorrência da lesão neurológica, divulgando formas de como se prevenir e reduzir os casos, além de conscientizar o público sobre os sinais e fatores de risco do mal súbito, que é uma das principais causas de morte no país, segundo dados da Rede Brasil AVC.
Em Pernambuco, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), é registrada, anualmente, uma média de 1,5 mil óbitos pelos dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro, e o hemorrágico, que acontece quando um vaso (do tipo artéria, raramente uma veia) se rompe.
Fraqueza ou formigamento na face, confusão mental, alteração da fala ou da compreensão, alteração na visão, tontura e dor de cabeça súbita estão entre os sintomas mais comuns.
Diante disso, para reforçar a campanha e o alerta sobre esta condição - incluindo prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento - o HPS realizará, durante esta próxima semana, palestras educativas e rodas de conversa sobre a lesão neurológica com pacientes e acompanhantes.