Espaço Amamenta é reaberto para servidoras do Recife

O espaço no edifício-sede da Prefeitura está disponível de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, sem fechar para almoço

ter, 31/10/2023 - 10:09
Edson Holanda/Prefeitura do Recife Espaço Amamenta da Prefeitura do Recife Edson Holanda/Prefeitura do Recife

A Sala em Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta no edifício-sede da Prefeitura do Recife foi reaberta nessa segunda-feira (30). Fechado na pandemia, o espaço destinado às servidoras municipais para amamentarem e ordenarem foi requalificado.

O Espaço Amamenta conta com duas poltronas, pia para as mãos e um freezer para armazenar o leite até o fim do expediente. O local fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entre as intervenções para a reabertura também estão o revestimento de divisórias, aplicação de piso vinílico e novo aparelho de ar-condicionado. As readequações na infraestrutura custaram cerca de R$ 30 mil.

"O Espaço Amamenta também oferece orientações para as mães, incluindo informações detalhadas sobre como realizar a ordenha e armazenar o leite de maneira adequada e que o transporte seja feito em bolsa térmica", explicou a coordenadora da Política de Saúde da Criança do Recife, Lélia Moreira.

Além do edifício-sede, o Recife conta com outras três Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta: nas maternidades Arnaldo Marques, no Ibura, e na Bandeira Filho, em Afogados - ambas certificadas oficialmente pelo MS; e também no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado. Ainda este mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prevê lançar o quarto Espaço, na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela.

De acordo com a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, as servidoras vão se sentir acolhidas no espaço feito para elas: “é uma alegria a gente, neste dia de hoje, a gente reinaugurar essa sala totalmente repaginada, aconchegante e acolhedora. É uma grande entrega para as mulheres servidoras da Prefeitura do Recife. Como é bom saber que temos um prefeito parceiro da mulher servidora, da mulher que amamenta. Há um olhar cuidadoso para a mulher servidora que está em fase de amamentação e há um cuidado com o bebê também. As mulheres vão se sentir acolhidas e bem-vindas aqui”.

“A gente está finalizando o mês do Outubro Rosa, quando a gente fala sobre a prevenção do câncer de mama. E uma das formas de prevenir o câncer de mama é a amamentação. O aleitamento materno com livre demanda é bom para a mãe e é excelente para o bebê, já que é um leite produzido especificamente para aquele bebê e para a necessidade dele”, lembrou a prefeita interina. 

COMENTÁRIOS dos leitores