O que motiva a recorrência de ataques em escolas?

O Brasil fechou o 10º mês com nove atentados em escolas espalhadas em todas as regiões

sex, 03/11/2023 - 11:37
Fernando Frazão/Agência Brasil Jovem segura placa de protesto contra violência armada no ambiente escolar Fernando Frazão/Agência Brasil

Com quase um ataque armado mensal em escolas pelo país, o Brasil fechou outubro com nove casos registrados desde o início do ano. Apesar das particularidades de cada incidente, é possível observar padrões que se repetem entre os autores e podem explicar as causas dessa onda de violência.

O professor de Filosofia e Sociologia, Matheus Souto, destaca que a maioria dos autores de atentados em massa nas escolas são homens recém-formados. "São geralmente pessoas que não saíram da escola há muito tempo e que retornam para cometer o atentado na escola em que estudaram", apontou.

Ele indica que o aumento de casos sofre influência da interseccionalidade entre três fatores favoráveis à manifestação da violência em jovens e adolescentes. O mais comum é o bullying sofrido na época da escola e o sentimento de repulsa e trauma gerado por esse ambiente.

"Ele sente que perdeu o controle da vida social naquele espaço e deseja retomá-lo nem que seja pela violência", descreve. “Ele perdeu esse espaço porque foi marginalizado ou se sentiu estranho ao grupo como um todo e criou então esse trauma”, continua.

Outro fator comum é a origem em um lar mal estruturado. Essa realidade se reflete na condição de abandono familiar, principalmente nas fases críticas do desenvolvimento do indivíduo. "Seja um pai ausente ou uma mãe ausente. Muitos casos no crime são casos de pais ausentes ou uma família disfuncional como um todo", sintetiza Souto.

Os atentados também se relacionam com danos psicológicos causados entre a adolescência e os 25 anos. O professor detalha que esta fase representa uma janela para psicopatias mais agressivas ao mesmo tempo em que há uma maior propensão à crise existencial: “perda do sentido da vida, das pessoas a nossa volta, das instituições e das tradições”, resume.

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