Menino de 10 anos salva vida da mãe durante eletrocussão

Criança usou conhecimentos que aprendeu em aula de ciências, dias antes do incidente

por Vitória Silva sab, 25/11/2023 - 12:56
Arquivo Pessoal Lucirene Gomes Botelho e o filho José Gabriel Botelho Arquivo Pessoal

O menino José Gabriel Gomes Botelho, de apenas 10 anos, salvou a vida da mãe durante uma eletrocução que aconteceu na casa da família, no Tocantins, no último domingo (19). A servidora pública Lucirene Botelho, de 48 anos, limpava a área de serviço do local quando foi eletrocutada por uma extensão elétrica. Utilizando o conhecimento que adquiriu em aulas práticas de Ciências dias antes, a criança conseguiu desligar o padrão de energia e evitar uma tragédia maior. 

O acidente aconteceu na manhã do domingo, quando mãe e filho estavam sozinhos em casa, em Taquaralto, na região sul de Palmas. O caso foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros uma semana depois. Ao g1, Lucirene relatou que lavava roupas na máquina e decidiu limpar a lavanderia quando levou um choque. 

“Eu coloquei os tapetes para lavar no tanquinho e fui jogar água na área de serviço. Ao perceber que a extensão que ligava o tanquinho estava no chão e poderia ser molhada, eu fui pegar para tirar e colocar no alto, onde ela sempre fica. Quando eu toquei no cabo, ele me jogou na parede e comecei a receber a descarga”, contou aos Bombeiros. Notando a reação da mãe, José Gabriel correu para dentro de casa e desativou todas as chaves do quadro geral de distribuição. Quando a energia foi desligada, o choque parou. 

"Graças a Deus eu ainda consegui gritar por socorro, então meu filho apareceu e eu o instruí a desligar o padrão de energia da casa. Ele queria tocar em mim, mas eu avisei que não podia. Muito nervoso, Gabriel saiu correndo e foi desligar. Nessa hora, eu já estava perdendo a consciência", contou. 

O menino foi instruído pela mãe a ligar para os bombeiros. Quando os militares chegaram ao local a encontraram sentada no chão com queimaduras de 2º grau na mão esquerda. A vítima foi hospitalizada apresentando fraqueza e tremores.

Quando o susto passou, a mãe agradeceu ao filho por ter salvo sua vida. José Gabriel agradeceu à mãe e à professora: "Eu também tenho que agradecer a mamãe por ter me ensinado a desligar o disjuntor e a minha professora Andreia porque ela está me fazendo umas aulas sobre energia. Ela me levou lá no Senac, me mostrou como são várias energias, como nuclear, solar. Uma dessas energias era essa e eu lembrei da aula", disse o menino.

COMENTÁRIOS dos leitores